Refundar a Nação!

2-ricardoflorencio2

Ricardo Florêncio

Director da revista Executive Digest

Editorial publicado na edição de Dezembro de 2013 da revista Executive Digest

A 5.ª Conferência da Executive Digest, que decorreu no passado dia 21 de Novembro, foi um sucesso. Ao longo da manhã, uma série de presidentes, CEO e personalidades de diversas áreas e quadrantes deram a sua visão sobre a Reforma do Estado, com base na sua experiência. E muitas ideias e pistas foram dadas no sentido de possibilitar um avanço considerável neste trabalho.

Como corolário de todo um processo que se iniciou há décadas, concluiu-se que a tão necessária e obrigatória reforma do Estado afinal pode não acontecer. A sociedade e a economia estão tão impregnadas com Estado, com este imenso Estado que nos rodeia e tudo consome, que nunca será possível colocar o País no rumo certo com uma reforma, pois esta nunca será tão profunda como é necessário.

Temos um País e uma Sociedade cheios de “direitos”. Direitos esses de que ninguém quer abdicar, mesmo entendendo que não há alternativa possível. Contudo, a sociedade habituou-se porque alguém – muitos alguéns ao longo das últimas décadas – a fez acreditar que o Estado não tem fim. Que o Estado é infinito. E agora ninguém acredita que esse mesmo Estado, tal como o conhecemos, acabou!

É mesmo a “refundação da Nação”!

Artigos relacionados
Comentários