Perigos de chamar a atenção da sede

Para as subsidiárias distantes de empresas globais, chamar a atenção da sede pode muitas vezes ser positivo. Os country managers de áreas negligenciadas por vezes invejam os seus homólogos de “mercados populares” que parecem atrair o apoio, interesse e recursos de que precisam por parte dos executivos de topo. Contudo, essa atenção da sede pode ter igualmente um lado negativo, por vezes criando uma dinâmica que prejudica o desempenho.

A frequência destas forças negativas tornou-se óbvia durante um workshop internacional que organizámos para gestores de subsidiárias estrangeiras e que debateu a gestão da atenção do pessoal da sede. Apesar de esperarmos alguma insatisfação por parte dos gestores das subsidiárias negligenciadas, ficámos surpreendidos com o nível de frustração revelado pelos gestores de subsidiárias que foram alvo da atenção da sede. Esta descoberta sugeriu que, mesmo com as melhores intenções, o “apoio” da sede pode facilmente transformar-se numa “hiperatenção” que destrói valor.

Para explorar este fenómeno, fizemos 55 entrevistas com gestores de subsidiárias na China, um dos mercados mais “populares” nos últimos anos.

Leia este artigo na íntegra na edição de Maio da Executive Digest

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