Novo Velar SVAutobiography Dynamic chega com 550 CV

A Land Rover revelou o topo da gama Velar, um modelo desenvolvido pelo departamento SVO (Special Vehicle Operations) da Land Rover e equipado com o motor V8 de 5.0 litros sobrealimentado de 550 CV. Este novo modelo da marca britânica estará à venda apenas durante um ano com um preço partida de venda ao público em Portugal de 160.885,54€.

“Desenvolver o Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic Edition é o tipo de trabalho para o qual foi criado o departamento SVO. Nesta ocasião, o desafio era aumentar as prestações e o rendimento sem comprometer a sobriedade, a capacidade e o rendimento inerentes ao Range Rover Velar. O objetivo foi conseguido e durante o processo criámos um SUV que revela um equilíbrio brilhante entra a praticidade de poder ir a qualquer local, um rendimento dinâmico e um conforto relaxante – sem dúvida um SUV para disfrutar em qualquer ocasião”, afirmou  Michael van der Sande, Managing Director da Land Rover SVO.

Com o motor V8 sobrealimentado, o Velar mais potente é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 274 km/h.

Com o reforço nos travões e novas peças nas suspensões, e aperfeiçoamento à medida de todos os elementos do veículo, começando no motor e terminando nos sistemas de segurança, o SVAutobiography Dynamic Edition garante a combinação perfeita entre um veículo de alto rendimento com a capacidade de percorrer qualquer terreno de um SUV de luxo de tamanho médio.

No exterior, destaque para o novo pára-choques com entradas de ar maiores para melhorar a ventilação do motor V8 sobrealimentado e refrigerar o reforçado sistema de travagem. Além disso, a nova grelha dianteira e os reforços laterais inferiores combinam elegantemente com o pára-choques traseiro redesenhado para integrar o jogo de escapes quadruplo. As alterações exteriores combinam com um eixo de transmissão oculto para assegurar que o Velar mais rápido da gama corta o vento de modo mais eficiente.

Até mesmo as letras do anagrama Range Rover do capot e da bagageira foram melhoradas com um acabamento estriado na parte metálica das palavras, dando um toque de frescura e sofisticação ao exterior do veículo. No que toca à pintura, o SVAutobiography Dynamic Edition é o único Velar disponível em Byron Blue Satin com acabamento mate, uma cor metalizada exclusiva da lista de cores premium do departamento “Special Vehicle Operations”, e a cor de série do tejadilho em Narvik Black, uma cor que confere um contraste de relevo.

A introdução das jantes forjadas de alumínio é outra mais-valia para o rendimento melhorado. As jantes de 21 polegadas pesam o mesmo que as de 20 polegadas do modelo base, se bem que o cliente pode optar pelas jantes de 22 polegadas com acabamento único e exclusivo Sparkle Silver e Diamond Turned, que lhe dão um toque mais personalizado.

As jantes enormes do SVAutobiography Dynamic Edition permitem enfrentar com garantia as maiores exigências das suas prestações e contribuem para uma maior tração e melhor acomodamento dos travões de maior dimensão. Os discos de travagem de 395 mm dianteiros e de 396 mm de diâmetro traseiros apresentam uma construção em duas peças para otimizar o peso. Além disso, o seu design inovador ajuda a melhor dissipar o calor produzido pelos grandes esforços a que estão sujeitos durante uma condução a maior velocidade.

A potência extra de travagem vê-se auxiliada pelas pinças de travão em vermelho (de quatros pistões à frente e deslizante nas rodas traseiras) e assinadas com as letras Land Rover. Também há pinças de travão disponíveis em preto conseguindo-se assim uma imagem mais discreta.

A pele Windsor almofadada, perfurada com costuras duplas é exclusiva do SVAutobiography Dynamic Edition e confere-lhe o toque de luxo necessário. O cliente pode escolher entre quatro combinações de cores (Ebony, Cirrus, Vintage Tan e Pimento). Além disso, o SVAutobiography Dynamic Edition vem equipado de série com bancos elétricos com 20 posições memorizáveis, funções de massagem, aquecidos e ventilados à frente e aquecidos atrás.

Os pormenores especiais no interior não acabam aqui e estendem-se ao exclusivo volante desportivo, que conta com um acabamento exclusivo, com o contorno e as patilhas do volante em alumínio. Mais em baixo, o seletor de velocidades giratório e os comandos circulares integram o sistema de infoentretenimento Touch Pro Duo, com um sofisticado acabamento estriado. Mas, se procura um interior mais contemporâneo, pode optar por um acabamento opcional em fibra de carbono com pormenores em aço que, juntamente com os pedais do acelerador e travão e as placas iluminadas das ombreiras das portas com a inscrição Range Rover, completam um interior irresistível.

Os outros elementos diferenciadores do SV são o ecrã de 12,3 polegadas Interactive Driver Display com visor digital e o ecrã dinâmico inicial SVAutobiography. Estes pormenores digitais têm a sua continuidade nos eletrónicos que apoiam as características de condução do novo porta-estandarte da gama Velar.

Todos os sistemas, desde o sistema de quatro rodas motrizes AWD, o Bloqueio do Diferencial Traseiro Activo, a transmissão de oito velocidades, a direção e a suspensão pneumática do SVAutobiography Dynamic Edition foram recalibrados para oferecer uma melhor experiência de condução. Os engenheiros do departamento Special Vehicle Operations de Land Rover gastaram mais de 63.900 horas para efetuar estes acertos e assim otimizar a condução, a manobrabilidade e a resposta do veículo.

Para além de uma profunda revisão da eletrónica, reforçaram-se as barras estabilizadoras para diminuir o balançar do veículo nas curvas e foram revistas as caraterísticas dos Amortecedores de Variação Contínua, que funcionam em combinação com as molas de compressão mais firmes na suspensão pneumática para oferecer um melhor equilíbrio entre comportamento e conforto.

O sistema AWD também foi modificado juntamento com a caixa de transferências para poder receber as elevadas cargas de trabalho geradas pelo motor V8 sobrealimentado de 5.0 litros. O avançado sistema Intelligent Driveline Dynamics distribui e divide o binário de modo preciso e impercetível para melhor se adaptar às condições do terreno. Este reajuste pode encaminhar 100% do binário para as rodas traseiras de acordo com as condições.

O sistema de direção sensível à velocidade, Electric Power Assisted Steering, vem de série e consegue minimizar o esforço das rodas durantes as manobras de estacionamento, enquanto que a altas velocidades proporciona um controlo mais direto e preciso. Além do mais, o modo Dynamic do Velar foi melhorado, otimizando a direção, as suspensões e as caraterísticas da transmissão, para melhor se adaptar a uma condução em estrada mais alegra.

O caráter único do Velar SVAutobiography Dynamic Edition reflete-se também nas quatro saídas de escape para proporcionar uma banda sonora de acordo com as suas prestações. O sistema, Variable Active Exhaust System, apresenta uma tecnologia de válvulas que otimiza as notas de saída, dependendo das condiciones da condução, e conferindo-lhe um rugido inconfundível. Esta configuração ativa é 7,1 kilos mais leve do que a de série na gama Velar e o seu aumento de fluxo dos gases ajuda a libertar algumas das prestações do modelo estrela.

O som emitido pelo Velar SVAutobiography Dynamic Edition não se parece com qualquer outro SUV, mas o modelo da gama mais apostado no condutor é tão prático como todos os outros. O espaço generoso da bagageira não foi alterado, conservando a flexibilidade da divisão dos assentos traseiros em 40:20:40, permitindo variar a capacidade de carga de acordo com as necessidades. Os 82 litros do depósito de combustível permitem uma autonomia suficiente para 483 quilómetros (300 milhas).

O novo Velar SVAutobiography Dynamic Edition está disponível em seis cores exteriores: Firenze Red, Santorini Black, Corris Grey, Fuji White, Indus Silver e, como cor exclusiva, Byron Blue Satin com acabamento mate, por um PVP inicial de 160.885,54€.

Artigos relacionados
Comentários