Use a linguagem corporal

ana-relvasv24É sabido que ficamos a conhecer o estado emocional e a energia de uma pessoa observando a sua postura e expressão facial.

O estado emocional tem influência no nosso corpo. O que não é tão sabido é que o nosso corpo também tem impacto no nosso estado emocional. A nossa linguagem corporal transforma os nossos pensamentos e emoções.

Postura de poder
Há uma Ted Talk (Amy Cuddy) que fala de um estudo da Universidade de Columbia e da Harvard Business School e ilustra a nossa capacidade de alterar o estado emocional através de mudanças na postura física. A ideia é simples: se adoptarmos uma postura de poder (tipo super-homem, ombros para trás, pernas afastadas, mãos na cintura, queixo erguido) vamos sentir-nos mais poderosos e confiantes. Experimente e observe o que acontece. Se quiser ponha a tocar uma música que o entusiasme como banda sonora. Quando está sob stress ou a sentir-se com menos recursos, use o seu corpo como usaria se se sentisse de maneira diferente, por exemplo relaxado, com energia ou confiante.

Sorria para ser feliz
O cérebro tem dificuldade em distinguir se o nosso sorriso é genuíno ou forçado e chega mesmo a libertar endorfinas quando activamos os músculos responsáveis pelo sorriso… o que na prática nos faz sentir melhor. Mesmo que não esteja a sentir-se muito bem, experimente sorrir. Tente começar todos os dias rindo-se em frente ao espelho durante alguns minutos. Transforme o sorriso matinal numa rotina. Como lavar os dentes.

Ana Relvas, Ph.D, consultora e coach na Objetivo Lua, aconselha estratégias para aumentar a produtividade, saber rentabilizar o tempo e como enfrentar desafios relaccionados com liderança, comunicação, performance, satisfação e melhoria de resultados. Escreve sobre estes e outros temas no blog Objetivo Lua.

Este é o quinto de uma série de artigos sobre estratégias para combater o ciclo de stress na gestão, que poderá acompanhar no site da Executive Digest.

Artigos relacionados
Comentários