Reino Unido prepara-se para saída da Grécia

david-cameronO Governo britânico está a preparar-se para a saída da Grécia da moeda única. David Cameron avisa: a Zona Euro “tem de recuperar ou poderá enfrentar o seu fim”.

A realização de novas eleições na Grécia, na sequência da incapacidade dos partidos gregos de formarem governo, aumentou a pressão sobre o país e a economia europeia.

Os depositantes gregos retiraram em 2 dias a quantia de 1200 milhões de euros das suas contas bancárias, mas fontes oficiais recusam falar numa corrida aos bancos, aponta o Financial Times. Uma estimativa referida pelo mesmo jornal, coloca em 1 bilião de dólares (785 mil milhões de euros) o custo da saída da Grécia da Zona Euro.

A imprensa inglesa está a citar um discurso que David Cameron deverá fazer hoje, em Manchester, antes da partida para os Estados Unidos para a cimeira do G8, o chefe do Governo britânico deixará vários alertas sobre a manutenção da unidade europeia.

Cameron apontará a necessidade de ter uma Zona Euro comprometida com os seus objectivos, um sistema bancário forte e sólido e uma política monetária comum.

“Qualquer que seja o caminho escolhido, estou preparado para fazer o que for necessário para proteger este país e assegurar a nossa economia e sistema financeiro”, reforça o primeiro-ministro, numa altura em que o Reino Unido está em recessão económica.

Artigos relacionados
Comentários