Richard Branson: austeridade vai tornar UE mais forte que EUA

richardbranson1O fundador da Virgin considera que a austeridade aplicada na Europa vai tornar a economia do continente vai forte do que a americana, uma das razões para que o Reino Unido não abandone a União Europeia.

Escrevendo sobre a possível saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Richard Branson avisa que o «violento remédio que países como a Irlanda, Espanha e Portugal deram a si próprios vai fazer com que a Europa fique em muito melhor forma do que os Estados Unidos dentro de alguns anos».

Esta é uma das razões pelas quais o Reino Unido deve manter-se na UE, conclui o magnata da Virgin num comentário publicado no blogue do grupo. «Uma saída seria muito negativa para as empresas e para a economia britânica», aponta, até porque os Estados-membro são o principal parceiro comercial do país.

O Reino Unido deve continuar a integrar a UE, para ajudar a união a concretizar novas parcerias com os mercados emergentes, beneficiando também dessas parcerias. «Estas poderosas economias querem negociar com um mercado de 500 milhões de pessoas e não apenas com os 60 milhões de britânicos», explica.

Richard Branson acrescenta que o Reino Unido não pode tornar-se um país periférico em relação à UE. «Isso iria danificar as perspectivas a longo prazo das empresas britânicas e também a capacidade da nação de atrair novas empresas internacionais para se instalarem e empregarem pessoas».

«Não é tempo de recuar nem de colocar barreiras de proteccionismo», considera o empresário, salientando a oportunidade para o Reino Unido de, com a Alemanha, assumir um papel central na reestruturação da Europa.
A mensagem do dono do grupo Virgin, que inclui mais de 400 empresas, surge numa altura em que se espera a divulgação do calendário para a realização de um referendo sobre a participação britânica na comunidade europeia. Em Dezembro, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, assumiu a possibilidade da saída do Reino Unido referindo que não é uma opção que apoie.

Artigos relacionados
Comentários