Os livros que influenciaram João Costa e Fernando Neves de Almeida
João Costa e Fernando Neves de Almeida levaram à livraria Buchholz as obras que marcaram os seus percursos, que se cruzam num MBA na Universidade Católica. Títulos recentes – uns técnicos, outros de lições para a vida, outros ainda de ficção – fizeram parte da lista apresentada pelo CEO da PepsiCo Bebidas Iberia e pelo presidente da Boyden Portugal.
«The Human Side of the Enterprise» influenciou uma decisão importante de Fernando Neves de Almeida. O country manager da Boyden Portugal soube que queria trabalhar em recursos humanos quando leu a obra marcante de Douglas McGregor, que revolucionou a forma de pensar a gestão de pessoas nas empresas. O livro, de 1960, apontava a possibilidade de que a gestão deve implementar no ambiente de trabalho condições para que os colaboradores queiram ter um bom desempenho das suas funções.
Na mesma medida, «Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas» impressionou o responsável da consultora. «Foi extremamente importante para mim», afirmou Fernando Neves de Almeida. Este livro, que data de 1937, ainda é muito procurado na actualidade, tanto que tem vendido cerca de 300 mil exemplares, nos últimos anos, só nos Estados Unidos da América.
Com «ensinamentos para viver, não só no mundo da gestão», «Managing Your Self» é um livro especial para João Costa, já que teve oportunidade de conhecer Jagdish Parikh, o autor, num curso que fizeram juntos. Com conceitos muito actuais, o livro pode aplicar-se a situações díspares e distantes. De facto, as «raízes orientais» da publicação são aplicadas à liderança como é vista no mundo ocidental, em conceitos como a gestão do stress. Diz Jagdish Parikh que o stress deve ser mantido a um nível tal que permita atingir o sucesso.
João Costa e Fernando Neves de Almeida partilharam alguns títulos, fruto da formação comum no MBA na Universidade Católica. «Consumer Behaviour and Marketing Action» é, para o representante da PepsiCo, uma obra incontornável numa carreira em marketing. Apesar das novas edições, que se sucedem, o essencial da obra de Henry Assael mantém-se inalterado, como é o caso dos vários exemplos citados, dentre os quais o nome da própria PepsiCo. O também fundamental «Marketing de Guerra», por Al Ries e Jack Trout, foi citado por Fernando Neves de Almeida como um dos livros que mais influenciaram o seu percurso.