O exercício físico na gestão do stress

ana-relvasv22Fazer exercício físico reduz hormonas relaccionadas com o stress, liberta substâncias que nos fazem sentir bem e responder melhor fisiologicamente a situações de stress.

Contribui para aumentar a boa disposição, bem como a resistência física e ajuda a dormir melhor. O maior desafio é que quando estamos sob pressão não nos reservamos o tempo para fazer exercício e isso torna-se num ciclo vicioso. Perceber que esse tempo é um investimento para aumentar o nível de energia e criatividade é o primeiro passo.

É aconselhado que um adulto pratique cerca de 2h30m de actividade aeróbica moderada (e.g. andar depressa) ou 1h15m de actividade aeróbica intensa (e.g. correr, nadar, jogar futebol), por semana. Além disso, deve praticar duas vezes por semana actividades para fortalecer os músculos.

Marque na sua agenda uma aula ou período para praticar exercício e trate-o como qualquer outro compromisso. Que coisa menos importante pode deixar de fazer? Quando pensar que não tem tempo, reformule a frase para “aquilo que escolho fazer em vez de praticar exercício é mais importante do que praticar exercício, tornar-me mais resistente e aumentar as minhas capacidades cognitivas?”.

A prática de exercício pode ser tão simples como andar rapidamente 30 minutos todos dias ou três períodos de dez minutos. Como pode incluir isso na sua rotina? Experimente aproveitar esse tempo para descansar mentalmente, ou seja, não use o telemóvel nem pense nos problemas. Quando damos ao nosso cérebro tempo para parar, ele continua a trabalhar e a oferecer soluções mesmo que não tenhamos estado activamente a pensar nisso.

Ana Relvas, Ph.D, consultora e coach na Objetivo Lua, aconselha estratégias para aumentar a produtividade, saber rentabilizar o tempo e como enfrentar desafios relaccionados com liderança, comunicação, performance, satisfação e melhoria de resultados. Escreve sobre estes e outros temas no blog Objetivo Lua.

Este é o terceiro de uma série de artigos sobre estratégias para combater o ciclo de stress na gestão, que poderá acompanhar no site da Executive Digest.

Artigos relacionados
Comentários