Janeiro 2012 Edição nº 70

Janeiro 2012

Tema de capa

  • A guerra tecnológica – As quatro empresas norte-americanas que definirão a tecnologia e entretenimento do século XXI estão prestes a entrar em guerra. Ao longo dos próximos dois anos, a Amazon, a Apple, o Facebook e a Google colidirão cada vez mais nos mercados dos telemóveis e dos tablet, das aplicações móveis, das redes sociais, entre outros

Editorial

  • Paulo Carmona – O Estado Social e os seus inimigos

MIT Sloan

  • A sua empresa está pronta para a inovação aberta? – Tendo em conta as condições económicas difíceis e o aumento da concorrência internacional, muitas empresas industriais estão a tentar captar valor adicional a partir das suas tecnologias

Negócios

  • Enfoque e escala na internet – A próxima vaga de modelos de negócios online deve concentrar-se num plano mais limitado, em vez de procurar cegamente a escala

Empresas

  • Global Innovation 1000 – O estudo anual da Booz & Company mostra que investir mais em investigação e desenvolvimento não estimula os resultados. Os factores mais cruciais são o alinhamento estratégico e uma cultura que apoie a inovação

Economia

  • A nova configuração da economia portuguesa

Mercados

  • Os novos casamentos financeiros – A ascensão de redes privadas de mercados está a mudar os mercados de capitais e a abrir novas oportunidades para os líderes empresariais e para os inovadores

Case

  • Santini – Caso de estudo a partir de um trabalho aprofundado no âmbito da cadeira de Análise Estratégica de Negócios (Mestrado Executivo em Gestão – ISCTE – IUL – Instituo Universitário de Lisboa) realizado sobre a Santini

Informação

  • Como deve ser a comunicação e a informação – Quase todos os executivos querem mais informação e que ela seja mais veloz, quase todas as empresas estão a correr para a fornecer. O que muitos se esquecem é que o verdadeiro objectivo não devia, contudo, ser informação mais rápida, mas sim tomadas de decisões mais rápidas – e isso são duas coisas muito diferentes

Gestão

  • Valores positivos – Será que o consumidor é um liberal movido a boas causas quando inquirido, mas um conservador na caixa de pagamento?
  • (Pre)disposições para ganhar dinheiro – O livro Ganhar Dinheiro, de Matthias Schmelz, dá-lhe algumas pistas para milhões ou tostões

Book Store

  • Conjunto de ideias e sugestões de livros para acompanhar os leitores neste início de ano

Lazer

  • Sheraton Algarve – No Pine Cliffs Resort

Motor

  • Hyundai I40 – O embaixador coreano

Opinião

  • Filipa Costa Prenda – A comunicação interna a curto, médio e longo prazo
  • João Rodrigues – O Estado seco
  • Rui Semedo – São as pessoas que fazem as empresas
Artigos relacionados
Comentários