Faça a limpeza de Verão nos seus negócios

jose-de-almeida_partner-ideias-desafiosChegámos àquela época do ano em que já ansiamos pelas férias de Verão. Com tanta vontade de ir de férias, por vezes é fácil deixar de lado algumas tarefas fundamentais para gerir as suas oportunidades de negócio.

Aconselhamos aos nossos clientes de formação e coaching comercial a utilizarem a seguinte lista de tarefas como base, mas completando-a com as especificidades do seu processo de venda.

1. Reveja a sua lista de oportunidades de negócio: com tanta azáfama ao longo do ano, muitos dos negócios que lá estão encontram-se desactualizados ou até mesmo perdidos. Vale a pena parar um pouco para limpar o que não interessa e actualizar com dados frescos cada oportunidade de negócio. Desta forma, quando regressar de férias poderá arrancar com toda a força já com tudo preparado para a recta final do ano.

2. Contacte cada cliente onde tem uma oportunidade de negócio: sabemos que muitas das pessoas que contactamos nesta época já se encontram de férias, mas mesmo assim convém tentar apanhar o maior número possível de clientes e dar-lhes a conhecer que irá estar ausente. Informe-os das datas exactas e, ao mesmo tempo, aproveite para fazer um ponto de situação em relação às oportunidades de negócio em curso, com a justificação de perceber se necessitam de mais alguma coisa relativamente à oportunidade de negócio.

Veja também se é oportuno marcar uma reunião relativa à oportunidade de negócio, para a rentrée. Se for, óptimo; se não for, poderá ter um bom indicador do estado da oportunidade. Caso não os consiga apanhar por telefone, que seria o ideal, envie tudo isto por e-mail. Poderá ser uma forma de relembrar o seu cliente de si e da sua oportunidade de negócio.

3. Defina um plano detalhado do que vai ter de fazer quando regressar: uma das piores coisas que nos acontecem no regresso de férias é o processo de aclimatização. Depois de duas a três semanas de interrupção, torna-se difícil voltar ao ritmo normal de trabalho, ainda mais quando tudo à nossa volta está também a ganhar velocidade. Prepare de antemão uma lista de tarefas para quando regressar.

Por outro lado, no regresso de férias os clientes estão também neste ritmo e a apanhar as pontas do que deixaram em aberto. Por isso, é a altura ideal para se sentar com eles, fazer um ponto de situação e começar a trabalhar a tão crítica recta final do ano em termos de negócio e oportunidades comerciais.

José de Almeida, Partner da Ideias & Desafios

Artigos relacionados
Comentários