Como aumentar a resiliência

ana-relvasv21É conhecido o impacto que têm intervalos mentais como dormir, descansar, meditar e até andar na natureza no aumento da produtividade, da atenção, da criatividade, na memória e na capacidade de ver novas soluções.

Sob pressão, a tendência pode ser para se trabalhar mais horas, reduzir as de sono, ficar ligado aos problemas profissionais depois do trabalho e mesmo para cancelar férias. O mais curioso é que, neste estado, perdem-se capacidades cognitivas o que dificulta ainda mais a resolução de problemas.

Dormir é uma dos exercícios mais reparadores que podemos fazer. Tem um impacto profundo na nossa energia, disposição e capacidade para lidar com o stress. Tarefas cognitivas complicadas sofrem uma diminuição de performance quando dormimos pouco. Há quem escolha dormir mais ao fim-de-semana para compensar a falta de sono durante a semana de trabalho mas essa opção não tem o mesmo resultado.

Para acordar com mais energia, conheça o ciclo do sono: dormimos em ciclos de 90 minutos e sentimo-nos mais cansados se acordarmos a meio de um ciclo. Embora a sua duração varie ligeiramente de pessoa para pessoa, tente prever a que horas vai adormecer e defina o despertador para múltiplos inteiros de 90 minutos (6h, 7h30m, 9h). Há quem use uma app para iPhone para que o despertador toque no fim de um ciclo em torno da hora desejada com base nos movimentos do corpo.

Antes de dormir, diminua a exposição a fontes de luz (TV ou computador) que suprimem a produção de melanina. Para evitar este efeito no computador, experimente instalar o software F.lux que ajusta a luminosidade do ecrã dependendo da localização e do horário.

Ana Relvas, Ph.D, consultora e coach na Objetivo Lua, aconselha estratégias para aumentar a produtividade, saber rentabilizar o tempo e como enfrentar desafios relaccionados com liderança, comunicação, performance, satisfação e melhoria de resultados. Escreve sobre estes e outros temas no blog Objetivo Lua.

Este é o segundo de uma série de artigos sobre estratégias para combater o ciclo de stress na gestão, que poderá acompanhar no site da Executive Digest.

Artigos relacionados
Comentários