Comer bem pode diminuir o stress?
Uma alimentação equilibrada reduz os efeitos do stress. Tipicamente em alturas de maior pressão e quando estamos mais cansados recorremos a alimentos como o café, álcool e doces, comida pré-feita ou fast food, que têm o efeito de agravar esses sintomas.
Uma boa estratégia é planear o que vai comer nos momentos de mais trabalho e ter opções saudáveis que pode trazer sempre consigo. Se decidir o que vai comer e preparar-se antes de estar cansado, será mais fácil resistir à tentação de comer mal e alimentar o ciclo do stress.
- Tome um pequeno-almoço rico em nutrientes. Escolha fruta e alimentos integrais que contribuem para que fique com energia por mais tempo. Evite pão branco e bolos.
- Coma refeições com brócolos, espinafres, leguminosas e batata-doce, que têm nutrientes que o vão ajudar.
- Se costuma cozinhar, compre antecipadamente ingredientes para preparar facilmente refeições equilibradas. Se tiver isso planeado será muito mais fácil fugir à fast food e aos pré-preparados.
- Faça uma mistura de frutos secos como caju, pistacho, amêndoa, passas, bagas goji, sementes de girassol, entre outros, e traga-os numa pequena caixa na mala. Nos momentos de maior cansaço, este snack vai saciá-lo e aumentar a sua energia.
- Leve para o trabalho frutas como maçãs, frutos vermelhos, laranjas, bananas ou até legumes, como cenoura já descascada.
- Beba chá verde em vez do café.
- Coma um (um, não é a tablete toda!) quadrado de chocolate preto (mais de 70% de cacau).
Ana Relvas, Ph.D, consultora e coach na Objetivo Lua, aconselha estratégias para aumentar a produtividade, saber rentabilizar o tempo e como enfrentar desafios relaccionados com liderança, comunicação, performance, satisfação e melhoria de resultados. Escreve sobre estes e outros temas no blog Objetivo Lua.
Este é o quarto de uma série de artigos sobre estratégias para combater o ciclo de stress na gestão, que poderá acompanhar no site da Executive Digest.