A Ikea está a desenvolver a almôndega do futuro
Por Mark Wilson, escritor sénior na Fast Company
Sim, há já dois protótipos: um feito com tubérculos como pastinaga, cenouras e beterraba e outro com… larvas da farinha. Tudo isto porque a Ikea é hoje uma das maiores vendedoras de almôndegas do mundo.
A Ikea é a maior vendedora de imobiliário do mundo. Mas sabiam que também já é uma das maiores vendedoras de almôndegas do mundo? Pois, é verdade: nas suas 340 lojas espalhadas por todo o mundo, a Ikea alimenta pessoas com dois milhões de almôndegas por dia. E é por isso mesmo que o laboratório Space10 da Ikea está a criar a almôndega do futuro – feita totalmente sem carne.
Chamam-lhe a Neatball. O protótipo da Neatball tem duas versões. A primeira é feita de tubérculos como pastinaga, cenouras e beterraba. Parece um hambúrguer normal de beterraba, vermelho-vivo, e provavelmente é delicioso. O segundo é feito de larvas da farinha. Sim, larvas da farinha – a larva de escaravelho, sustentável e cheia de proteína. «E para uma verdadeira experiência sueca, servimo-la com puré de batata, caldo de carne e molho de airela vermelha», escreve o Space10.
O Space10 desenvolveu também versões mais sustentáveis de outros produtos familiares do restaurante, como uma receita de hambúrguer com larvas da farinha que qualquer pessoa consegue fazer, desde que tenha um moedor de carne e um estômago de ferro. São 100 gramas de beterraba, 50 gramas de pastinaga, 50 gramas de batata e 50 gramas de larvas da farinha. Embora as pessoas comam larvas da farinha há milhares de anos, e de eu saber que não me deverá fazer mal, os pratos mais atractivos da Space10 são coisas como o “Cachorro-Quente sem Cachorro”. É um pão verde feito com microalgas spirulina, o que significa que tem toneladas de proteína e nutrientes que não causam repulsa. Cheio de cenoura, cebola assada, beterraba e ketchup de bagas, mostarda e molho de açafrão, salada de pepino e uma mistura de ervas, parece o cachorro-quente da juventude eterna. Parece certamente mais apelativo dos que as novas saladas do Space10, ou do que o seu gelado de microverduras – que, embora mantenha o açúcar em níveis mínimos graças ao sumo de maçã, às maçãs e ao sumo de limão, parece mais uma manteiga de ervas do que um gelado delicioso.
A equipa do Space10 é rápida a clarificar que nenhum destes itens chegará ao mercado, mas é interessante ver o processo de pensamento da Ikea sobre o futuro da comida. Afinal de contas, a Ikea já nos deu uma versão vegetariana das suas almôndegas, e as pessoas gostaram.
E o Space10 lançou almôndegas conceito há pouco tempo que desde então passaram de projecto artístico para um conceito totalmente cozinhado – porque é isso que o Space10 faz: protótipos do futuro para a Ikea. Por outras palavras, talvez um dia se leve um cachorro-quente de spirulina com microvegetais hidropónicos ao mesmo tempo que se segue para casa cheios de caixas com mobiliário.