Hyundai revela estratégia para uma sociedade a hidrogénio
O Hyundai Motor Group revelou o seu plano “FCEV Vision 2030” a longo prazo, reafirmando assim o seu empenho em acelerar o desenvolvimento de uma sociedade de hidrogénio, aproveitando a sua liderança global na tecnologia fuel cell.
Em linha com o plano, o Hyundai Motor Group vai otimizar drasticamente a sua capacidade de produção de sistemas fuel cell para 700.000 unidades até 2030 e irá explorar novas oportunidades de negócio para fornecer os seus sistemas fuel cell a outros construtores automóveis, drones, embarcações, material circulante e empilhadores.
Espera-se, igualmente, que a procura pelos sistemas fuel cell por parte de outros setores para além dos transportes, tais como a produção de energia e os sistemas de armazenamento, emerja rapidamente.
“O Hyundai Motor Group, pioneiro global da produção comercial de FCEV, está a dar um grande passo no sentido de agilizar a construção de uma sociedade de hidrogénio. Vamos expandir a nossa posição para além do setor automóvel e desempenhar um papel central na transição global para uma energia limpa, tornando o hidrogénio uma fonte de energia economicamente viável. Estamos confiantes de que a energia do hidrogénio irá transcender o setor dos transportes e que se irá tornar um sucesso económico líder a nível global”, afirmou Euisun Chung, Vice-presidente Executivo do Hyundai Motor Group.
Com o plano “FCEV Vision 2030” o Hyundai Motor Group e os seus fornecedores vão a investir aproximadamente 7,6 biliões de KRW em I&D e expansão de instalações, o que irá criar cerca de 51.000 postos de trabalho até 2030.
O Grupo planeia assegurar uma capacidade de produção de 500.000 unidades FCEV por ano até 2030, incluindo veículos comerciais e de passageiros. Desta forma, antecipa a elevada procura de FCEV a nível global que se vai expandir até cerca de 2 milhões de unidades por ano durante esse período.
Como primeiro passo para cumprir a “FCEV Vision 2030”, a Hyundai Mobis Co., filial de produção de sistemas fuel cell do HMG, inaugurou a sua segunda fábrica de sistemas fuel cell em Chungju, na Coreia do Sul. A fábrica ajudará a Mobis a aumentar a produção anual de sistemas fuel cell das atuais 3.000 unidades para 40.000 unidades até 2022.
A Hyundai lançou no início deste ano o novo NEXO, a segunda geração de FCEV da marca, depois do ix35. O Grupo planeia continuar a desenvolver o sistema fuel cell utilizado nos modelos NEXO, de forma a modernizar e diversificar a sua gama, para que possa responder às exigências dos vários setores industriais. Em dezembro passado, o Hyundai Motor Group criou uma divisão dedicada a desenvolver e apoiar os negócios relacionados com o sistema fuel cell.
O sistema fuel cell patenteado pelo Grupo combina combustível de hidrogénio com oxigénio retirado do ar para produzir eletricidade. Sem combustão, o sistema emite apenas água, purificando simultaneamente o ar poluído, tornando-o em energia limpa.
De acordo com um estudo da McKinsey & Company, através da elevada densidade energética e facilidade de reabastecimento, o hidrogénio poderá ajudar a reduzir os custos gerais de propriedade em cerca de 10% para todos os meios de transporte possíveis, incluindo material circulante, embarcações e empilhadores. O estudo estima ainda que, até 2030, serão necessários entre de 5,5 e 6,5 milhões de unidades do sistema fuel cell a nível global.
O HMG é a única empresa com uma fábrica dedicada à produção comercial de sistemas fuel cell. Com a construção da segunda instalação, a Hyundai pode rapidamente ter sucesso no mercado à escala global.
O Hydrogen Council, uma iniciativa global de empresas líderes nos ramos da energia, transportes e indústria, da qual a Hyundai faz parte, prevê que a procura anual de hidrogénio irá aumentar dez vezes mais até 2050, criando assim diversas oportunidades para um crescimento económico sustentável.