2015 | Sabe quem são os mais criativos nos negócios?

Eis os líderes mais inspiradores deste ano em áreas como tecnologia, design, média, música, energia, marketing, ciência, desporto e mais.

1 Por combater o ébola com tabaco
Charles Arntzen
Professor regente do Centro de Doenças Contagiosas e Vacinologia da Arizona State University

À medida que o vírus do ébola se propagava pelo leste de África em 2014, especialistas em saúde pouco mais podiam fazer além de tentarem colocar os doentes em quarentena e olhar impotentes enquanto milhares de pessoas morriam. Não existia uma cura, uma vacina. Na altura, dois colaboradores norte-americanos da área da saúde, infectados na Libéria, tornaram-se as primeiras cobaias humanas de um medicamento experimental chamado ZMapp e ambos recuperaram. Um dos norte-americanos agradeceu a Deus. Talvez devesse ter agradecido igualmente a Charles Arntzen.

Professor na Arizona State University, Arntzen é considerado o padrinho de uma área em crescimento por vezes apelidada de “pharming”: criar plantas para produzir vacinas especializadas e outros fármacos. O ZMapp, um soro sintético injectável criado a partir de anticorpos geneticamente alterados de folhas de tabaco, é actualmente o tratamento mais promissor para as pessoas infectadas com o ébola. A tecnologia usada para o produzir é tão importante que pode ser usada para combater outras doenças contagiosas e permitirá baixar o custo de medicamentos dispendiosos usados para combater o cancro, o HIV e outras condições de saúde crónicas.

Leia este artigo na íntegra na edição de Agosto da Executive Digest

Artigos relacionados
Comentários