Volkswagen ou Renault: Quem é o maior grupo do mundo?
O Grupo Volkswagen soma as vendas da sua divisão de pesados (MAN e Scania) para suplantar a Aliança franco-japonesa, que é a número 1 mundial dos veículos ligeiros.
Com 10,76 milhões de veículos ligeiros comerciais e de passageiros vendidos no ano passado, numa subida homóloga de 1,4%, a Aliança franco-japonesa reclama o ceptro, somando os 5,65 milhões de unidades da Nissan e da sua divisão de luxo Infiniti, os 1,22 milhões de Mitsubishi e os 3,88 milhões do Grupo Renault (Renault, Dacia, Samsung e autoVaz).
De acordo com os dados da Aliança, o Grupo VW terá vendido 10,6 milhões de ligeiros e a Toyota fica na 3ª posição, com 10.36 milhões.
O Grupo Volkswagen, no entanto, soma as vendas da sua divisão de pesados (MAN e Scania) para atingir os 10,83 milhões de unidades, suplantando a Aliança. A Toyota (com Lexus, Daihatsu e os pesados da Hino, mantém-se no terceiro lugar do pódio, com 10,59 milhões de unidades vendidas ao longo de 2018.
A Renault vendeu em 2001 a sua divisão de pesados RVI à Volvo AB, que cinco anos depois adquiriu também a Nissan Diesel, que produzia os pesados da marca japonesa, deixando a Aliança fora deste segmento do mercado, até porque o terceiro elemento, a japonesa Mitusibhsi, vendeu a Fuso à Daimler, em 2005. Os autocarros Renault também foram vendidos em 2001, mas aos italianos da Iveco.
De acordo com as estimativas, a General Motors, que durante 70 anos e at+e 2007 foi líder incontestada do sector, mas que ainda não apresentou números, deverá segurar a quarta posição, â frente dos sul coreanos da Hyundai-KIa, que totalizam 7,4 milhões entre ligeiros e pesados.