Transformação digital: tecnologia ou estratégia
Como é que a transformação digital está a impactar negócios e empresas? Que investimentos e estratégias estão a ser desenvolvidos? Este e outros pontos estiveram em debate e análise na XIV Conferências da Executive Digest, na Católica Porto Business School.
Texto de Paulo Mendonça e Rafael Paiva Reis
Foto de Nuno Carrancho
O potencial resultante da transformação digital das empresas é enorme, quer ao nível de oportunidades como em volume de negócio, mas está, mais do que nunca, dependente da conjugação de dois factores: tecnologia e estratégia.
Na 14.ª Conferência Executive Digest/Católica Porto Business School, José Gonçalves, presidente da Accenture, afirmou que no espaço de 10 anos existirá um potencial de 100 milhões de milhões de dólares derivados da transformação digital. Mas vinca que esta transformação não depende apenas da tecnologia, sendo necessário um conjunto de enablers para o sucesso. «É necessário assumir mais riscos e ter uma cultura de maior tolerância aos mesmos. É preciso traçar novas estratégias, apostar em workplaces criativos e arranjar os parceiros ideais, pois a diversidade é fundamental para a inovação», afirma o responsável.
Consequência ou Mudança?
Por Paulo Moreira, Platform & Innovation coordinator Worten Iberia
Estamos a atravessar uma nova era de transformação. Esta transformação, intitulada de digital divide-se, na minha opinião, em três eixos: Tecnologia, Metodologias e Pessoas. No caso da tecnologia, passa muito pela “descoberta”, abertura e banalização de novas ferramentas, pela evolução da inteligência artificial em que o tratamento e armazenamento de dados (cloud) entram numa nova era e por novos tipos de interacções e experiências que a “nova” tecnologia nos permite.
Desafio Maior
Por Sérgio Carvalho, director de Marketing da Fidelidade
Hoje, o posicionamento de inovação da marca Fidelidade reflecte o momento de transformação tecnológica que se vive. Pretendemos colocar a tecnologia ao serviço das pessoas, promovendo a inovação como forma de simplificar as diferentes interacções com os clientes e parceiros de negócios. Mas a verdadeira inovação está, na verdade, muito para além de uma inevitável digitalização.
Impacto nas Empresas
Por Tiago Sousa, managing partner Liminal
A força da transformação digital tem impelido marketing e vendas para novas fronteiras. Actualmente, encontramo-nos em plena era das Martech (Marketing Technologies), que se caracteriza pela crescente utilização de tecnologias de automação, CRM, analítica em tempo real, IoT, AR/VR, AI e machine-learning, no dia-a-dia da relação das marcas com os seus clientes.
Mesa Redonda
“Transformação Digital: Tecnologia ou Estratégia?” foi o tema que reuniu na mesa redonda da XIV Conferência Executive Digest Carlos Alves, director de Sistemas de Informação da Sogrape Vinhos, José Ferrari Careto, administrador da EDP Comercial, Nelson Santos de Brito, Client Experience director da Luz Saúde, Rui Soucasaux Sousa, director do SLab e professor catedrático da Católica Porto Business School, e Tiago Simões, director de Marketing do Continente/Sonae MC. O debate contou com a moderação de Ricardo Florêncio, CEO da Multipublicações, e Maria João Vieira Pinto, directora de redacção da Executive Digest
Leia este artigo na íntegra na edição de Maio da Executive Digest.