Tecnologia “Verde” preocupa e confunde consumidores

ecologia1De acordo com uma pesquisa global realizada pela Ipsos, em nome da Lexmark International, fornecedor de Soluções de Impressão,  a 10.000 pessoas de 21 países, a maioria tem uma forte consciência no que refere à sua pegada ecológica quando usam tecnologia, quer em casa, quer no escritório.

Destaca-se neste inquérito que a maioria dos entrevistados não conseguem identificar o seu impacto ambiental, quando se trata de impressão, e que as mulheres são mais conhecedoras e sentem um maior grau de culpabilidade sobre as suas práticas ecológicas do que os homens.

Top cinco do que os consumidores globais, afirmaram:

  • 91% preferem adquirir um dispositivo tecnológico que tenha garantia do que trocá-lo
  • 85%, escolhem uma opção de impressão consciente e ecológica se tiverem uma solução de ‘one-click” ou “one-push”
  • 84% têm mais probabilidade de comprar um produto, se o fabricante mostrar mais responsabilidade e preocupação com a reciclagem
  • 75% dos inquiridos sentem-se culpados em imprimir páginas desnecessárias
  • 64% pensa incorrectamente, que a maior causa de poluição proveniente da impressão, provém do uso de tinteiros

“Este estudo, mostra claramente que as pessoas em todo o mundo, necessitam  de mais formação e orientação sobre as melhores práticas de impressão e a Lexmark está empenhada em apoiar nessa formação”, salienta Mariano Polo Campos Director Geral da Lexmark Ibérica. “Há anos atrás, a Lexmark reconheceu que é seu dever e responsabilidade corporativa compreender e minimizar o impacto ambiental da impressão e como tal, temos melhorado a eficiência dos nossos produtos. Fazemos isso em todas as fases do ciclo de vida das nossas impressoras e em todas as nossas operações.”

Pessoas procuram / exigem responsabilidade partilhada

Embora três quartos dos inquiridos reconheçam e se sintam culpados devido aos seus hábitos de impressão, muitos ainda sentem que os fabricantes poderiam fazer mais para ajudar a educar. Apenas 39% dos inquiridos consideram que as empresas de tecnologia mostram responsabilidade suficiente quando se trata de reciclagem.

No entanto, os resultados sugerem que um compromisso do fabricante com práticas amigas do ambiente influencia fortemente a decisão de compra dos consumidores, com 84% dos entrevistados a afirmar que são mais propensos a comprar de um fabricante que têm em consideração a reciclagem.

Europeus preocupados, mas nem tanto como os Americanos

Globalmente, a maioria dos europeus (69%) estão preocupados com os efeitos de resíduos de papel no ambiente – embora menos, se sintam culpados acerca dos resíduos de papel e de dispositivos do que os seus homólogos americanos (78%, expressaram culpabilidade). Os europeus também têm menos confiança nas credenciais de reciclagem dos seus fabricantes, em contraste com os americanos e com o resto do mundo. Apenas 37% acreditam que os seus fabricantes fazem o suficiente em termos de reciclagem, em contraste com quase metade (46%) dos americanos e 39% numa média global.

As mulheres têm preocupações ambientais mais profundas

Nos 21 países inquiridos, as mulheres são mais susceptíveis no que toca à preocupação com o meio ambiente, com o impacto das suas actividades, e provavelmente nomeiam mais correctamente, potenciais ameaças de impressão para o meio ambiente, contrariamente aos homens. As mulheres também são as mais propensas a comprar tecnologia de um fabricante que recicla.

Neste estudo, 71% das mulheres alegaram que se sentem culpadas quando eliminam um dispositivo em vez de o reparar, em comparação com apenas 63% dos homens. As mulheres também parecem ser mais conscientes no que diz respeito aos resíduos de papel, com 79% a sentirem-se culpadas quando imprimem páginas desnecessárias versus 71% dos homens.

Dois terços das pessoas enganadas sobre papel

A grande percentagem dos inquiridos (64%), pensa erradamente que a tinta e tinteiro constituem a maior ameaça para o meio ambiente quando se trata de impressão.

No entanto, menos de metade das pessoas (46%) compreenderam que é o papel que realmente cria o maior impacto sobre o meio ambiente. Esta é uma área em que mais formação e informação é necessária, por forma a garantir que  os compradores estejam a par dos seus movimentos no sentido da sustentabilidade.

O Life-Cycle Analysis da Lexmark, constatou que a actual pegada de carbono de uma impressora vem realmente do uso de papel (47%) – em comparação com cerca de 10% de utilização de energia e 11% de utilização de tinteiros. A fase de utilização é o que pesa mais (68%) na pegada ecológica das impressoras multifunções a jacto de tinta.

A Lexmark, que tem como estratégia “Imprima Menos, Poupe Mais”, irá apresentar o seu Relatório de 2008 relativo à Responsabilidade Social Corporativa, dentro de poucas semanas. Este relatório explora os esforços contínuos da Lexmark, como um bom cidadão empresarial que é, na responsabilidade social, incluindo os esforços sustentáveis.

SOBRE O INQUÉRITO

O estudo Lexmark foi realizado de 12 de Março a 6 de Abril de 2009 pela Ipsos. Foram questionadas 10.507 pessoas em 21 países, com idade mínima de 15 anos, que utilizam um computador em casa. Houve pelo menos 500 entrevistas por país, de amostras representativas, em cada um dos seguintes países:

Áustria, Canadá, Dinamarca, E.U.A., França, Austrália, Alemanha, Brasil, Itália, China, Holanda, México, Noruega, Rússia, Polónia, África do Sul, Roménia, Turquia, Espanha, Emirados Árabes Unidos (EAU), Reino Unido.

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