Start-up portuguesa cria primeira rede social para negócios

dsc_4452A ideia é nacional e diz-se inovadora – hook biz é a primeira rede social B2B, que promete revolucionar a forma como os negócios são feitos. O projecto, promovido pela start-up com o mesmo nome, foi apresentado em Outubro e distinguido com o segundo lugar no concurso de inovação da incubadora de ideias DNA Cascais.

Agilizar oportunidades de negócio a nível global através da criação de uma comunidade de clientes e fornecedores é uma dos objectivos da hook biz. O modelo consiste na promoção da procura, e não da oferta; permite, por isso, encontrar negócios em qualquer mercado e agilizar a apresentação de propostas a potenciais interessados. «As empresas evitam o esforço com recursos humanos e financeiros comunicando a 360º», promete a hook biz.

A rede social business-to-business, que garante ser a primeira com este modelo no mundo da web 2.0, assegura que o método é simples e intuitivo, funcionando sobretudo como um facilitador de negócios para empresas.

A funcionar a partir de Janeiro de 2014, a hook biz pretende ser o motor para a internacionalização das empresas. Disponível já em cinco línguas (português, inglês, francês, holandês e espanhol) e com perspectivas de expansão internacional, oferece aos utilizadores o registo gratuito do seu perfil.

Com um funcionamento semelhante ao do Linkedin, disponibiliza ainda diversas modalidades premium, através das quais será possível enviar mensagens privadas, as bizMails, a outras empresas registadas, receber alertas de negócios e beneficiar de um conjunto de vantagens competitivas. Para já, e por estar em fase de lançamento, a hook biz convida todos os utilizadores a experimentarem gratuitamente as funcionalidades da versão completa e a deixar os seus comentários sobre a plataforma e ideias para novos desenvolvimentos. Os utilizadores que contribuam com as suas críticas e convidem outras empresas receberão um prolongamento no acesso às modalidades premium.

A start-up está a contactar associações empresariais para «chegar às PME e às pessoas com espírito empreendedor», explica Ricardo Oitavén, founding partner da hook biz. Apesar de se estender também a grandes organizações, as pequenas e médias empresas são o foco principal do projecto que, segundo o responsável, «são o motor do País, pela sua competitividade e inovação», sublinha.

A hook biz espera obter 500 registos no início de 2014, quando será feita a internacionalização, e chegar a 15 mil empresas registadas na rede social até ao final do próximo ano. Brasil, Angola, Moçambique, Suíça e Holanda são países de onde chegaram algumas das quase duzentas inscrições, conseguidas após a apresentação da plataforma.

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