«Os casos de corrupção “abriram os olhos” para a importância da ética»

As masterclass integradas nos programas de formação de executivos da Porto Business School contam com a presença de gurus internacionais ligados à realidade empresarial, ao mundo da gestão e liderança.

Por Helena Rua

Urs Müller, especialista em business ethics, strategy e change management, que desde 2005 trabalha para a European School of Management and Technology, detalha em entrevista à Executive Digest a importância da ética na gestão.

Em anos recentes, várias empresas globais sobrepuseram o lucro à ética com resultados catastróficos. Acha que estes casos “abriram os olhos” de outras para a importância da ética nos negócios?
A crise financeira, o apertar da regulação legal, casos muito proeminentes de corrupção e outras formas de má conduta corporativa certamente aumentaram a consciência para as questões éticas nos negócios. Por isso sim: em certa medida houve “um abrir de olhos” para a importância da ética – mas se esta consciência precisa de uma mudança no comportamento (tanto ao nível individual como ao nível organizacional) é outra questão. Precisamos de esperar e observar, mas estou um pouco céptico de que as coisas melhorem muito rapidamente.

Leia este artigo na íntegra na edição de Fevereiro da Executive Digest

Artigos relacionados
Comentários