O Business Intelligence no negócio de retalho

pedro-brito-21-of-22No actual cenário global, marcado por uma forte competitividade, em que o consumidor tem à sua disposição várias opções, satisfazer as suas necessidades e expectativas, ou até mesmo superá-las, é fundamental para o sucesso continuado de uma empresa de retalho. E este sucesso depende da oferta ao cliente do produto que este deseja, no momento em que necessita dele e do preço justo.

 

Para as empresas de retalho, o conhecimento desta transacção, assume uma maior importância que a própria transacção.

 

Implementar um sistema de Business Intelligence (BI) poderá responder a estas e a outras questões. Mas apenas responderá às necessidades dos retalhistas se a ferramenta estiver orientada para uma análise interactiva da informação, complementada com uma capacidade de ajuste a novos indicadores em tempo útil.

 

Hoje o negócio de retalho tem um ciclo permanente de análise, readaptação, análise, readaptação, análise, readaptação… e os tradicionais projectos de BI, assentes em modelos de uma prolongada preparação, não são exequíveis para um mercado tão dinâmico como este. As perguntas de hoje têm de ser respondidas… hoje. Amanhã as respostas já não são válidas.

 

Da mesma forma que a chave do retalho é levar o produto certo à loja certa, na altura certa, a solução ideal de BI é a que faz chegar a informação correcta, à pessoa certa, em tempo útil e de forma simples. Muito simples.

 

Ter a possibilidade de avaliar resultados e tomar decisões em tempo real, tem um valor extraordinário em qualquer negócio. Para o retalho é fulcral.

 

Uma ferramenta de BI, integrada e flexível, permite aos gestores olharem para diferentes áreas da sua empresa e ter a certeza de que todas as outras pessoas da organização estão a ver a mesma informação, colocando de parte as dezenas de folhas de cálculo espalhadas pela empresa, que são usadas como a base de informação e de tomadas de decisões. Desta forma, oportunidades operacionais e constrangimentos podem ser identificados e respondidos com maior rapidez. E os ganhos de produtividade são enormes.

Por Pedro Brito, Business Development Manager na CPI Retail

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