Networking em tempos de crise?

josealmeida_logo_id1Como chegar mais facilmente aos clientes? É talvez aquilo que mais se ouve nos dias de hoje. Uma pergunta pertinente.

Muitas das empresas que antes tinham “abundância” de clientes, ou que pelo menos não tinham de fazer um esforço tão intenso para os obter, têm agora que se esforçar muito mais para os conseguir. Se antes se fazia dez chamadas e conseguia-se marcar duas ou três reuniões, hoje em dia esse rácio baixou muito.

Sentemo-nos no lugar do seu cliente. Com a crise, quantas chamadas acha que ele recebe por dia? Vinte, trinta? A questão é precisamente essa: o número de pessoas a ligar para tentar marcar uma reunião aumentou exponencialmente. Seja por e-mail, telefone ou LinkedIn, os vendedores procuram todas as formas para lá chegar. Mas será que esta estratégia resulta?

Ao entupirmos os canais de entrada, fica cada vez mais difícil chegar aos nossos clientes. É precisamente aqui entra o networking. O networking não é novo, já se faz em Portugal há anos. Seja pelo BNI, Toastmasters, encontros das câmaras de comércio, etc.

O objectivo é sempre o mesmo: chegar a potenciais clientes e parceiros, sem ser pelas formas consideradas “habituais”. Foi com essa ideia em mente que a Ideias & Desafios criou o Cocktail de Negócios. Um evento que permite às empresas, trocar contactos, encetar parcerias, sem as barreiras habituais de emails e telefonemas em catadupa. É apenas um evento simples e descontraído.

No entanto, há coisas que deve ter em mente ao participar num evento de networking, para que possa retirar o máximo de partido dele.

1. Traga bastantes cartões de visita.

2. Prepare a sua apresentação relâmpago. Numa conversa de 30 ou 40 segundos não há tempo para grandes descrições. Escreva e pratique uma apresentação simples e directa sobre a sua empresa.

3. Não fique parado a um canto. Observe os grupos de pessoas ao seu redor e aproxime-se daqueles que parecem estar abertos a aceitar novas pessoas na conversa. Apresente-se claramente, mencionando o seu nome e a sua apresentação relâmpago. Lembre-se de manter o contacto visual ao cumprimentar as pessoas e durante a sua apresentação.

4. Mantenha uma atitude positiva! Para falar da crise já existem muitos espaços noticiosos e conversas de café.

5. Invista mais tempo a ouvir do que a falar.

6. Lembre-se que a regra principal é semear. Num evento de networking nem sempre se consegue concretizar negócios à primeira. A sua principal preocupação deve ser ouvir e perceber quais os objectivos da outra pessoa, e procurar ver como a pode ajudar. Ao estabelecer esta base de ligação estará a criar uma interacção que poderá vir a dar negócio na sequência do evento.

7. Não sufoque o seu interlocutor, tomando-lhe demasiado tempo. É fundamental que entenda e respeite quando o seu tempo de interacção acabou. Fique atento e aos primeiros sinais de cansaço do seu interlocutor, deixe-o livre e prossiga com os seus contactos.

Afinal de contas o que é que tem a perder? Uma a duas horas do seu tempo?

José Almeida, partner da Ideias & Desafios

Comentários