Moody’s: Alemanha sob perspectiva negativa

wolfgang-schaubleA Moody’s colocou sob perspectiva “negativa” os ratings da Alemanha, Luxemburgo e Holanda, apesar de manter a sua nota de crédito no nível máximo da classificação, Aaa.

A agência considera que apenas a Finlândia está “relativamente” protegida da crise, país a que a Moody’s também atribui o rating de Aaa e mantém o outlook “estável”.

França e Áustria também tinham esta perspectiva, que a agência baixou para “negativa” em Fevereiro, na sequência do agravamento da instabilidade política e financeira na Zona Euro.

O ministério das Finanças alemão afirmou hoje que “a Alemanha vai continuar a exercer o seu papel de âncora da estabilidade na Zona Euro” e “fazer tudo com os seus parceiros para ultrapassar o mais rapidamente possível a crise da dívida europeia”.

Em comentário à decisão da Moody’s, a tutela de Wolfgang Schäuble explica que “esta estimativa destaca sobretudo os riscos de curto prazo, uma vez que as perspectivas de estabilização de longo prazo permanecem por mencionar”.

A Alemanha encontra-se numa situação económica e financeira “sólida”, acrescenta o gabinete.

Artigos relacionados
Comentários