George Soros investe no Manchester United
O multimilionário George Soros é um dos principais investidores do recentemente cotado clube de futebol britânico, com uma participação de 7,85%.
O capital que Soros adquiriu pela Quantum Fund, através do fundo de investimento Soros Fund Management, corresponde a 3,1 milhões de acções ordinárias de classe A. A aquisição destas acções terá custado a Soros 43,4 milhões de dólares (35,2 milhões de euros).
O Manchester United foi colocado na Bolsa de Nova Iorque na semana passada. A família Glazer, que detém o clube, decidiu dispersar em bolsa 10% do capital.
A operação rendeu ao clube 233 milhões de dólares, sem impostos, (187 milhões de euros), com a venda de 16,6 milhões de acções de classe A ao preço de 14 dólares cada.
Mas o desempenho da acção na bolsa americana tem vindo a desiludir. Ontem registou mesmo perdas de 6,7%, com uma cotação de 13,06 dólares.
George Soros notabilizou-se, em 1992, ao ganhar mil milhões de dólares num dia na especulação sobre as taxas de câmbio da moeda britânica. O investidor húngaro-americano é também conhecido pelo seu trabalho de filantropo.