Exportações sobem em Maio
As exportações portuguesas voltaram a aumentar em Maio, para mais de 4 mil milhões de euros, com os países fora da Europa como maiores destinos dos produtos nacionais.
As exportações situaram-se em 4012 milhões de euros, um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior e de 13,3% em comparação com Abril, segundo divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
As vendas para fora da Europa estão na base desta subida e registaram o valor mais elevado de sempre, de 1,19 mil milhões de euros.
O INE aponta o aumento das vendas de combustíveis minerais como factor do crescimento das exportações para a União Europeia (UE) em relação ao mesmo período de 2011.
Já a subida de Abril para Maio deve-se ao crescimento nas vendas de automóveis de passageiros e de minérios de cobre. As empresas nacionais venderam mais 0,9% do que em 2011 aos países da UE.
Para fora da Europa, as empresas venderam mais 31,4% do que no mesmo mês do ano anterior. Portugal comercializou essencialmente com a China, mercado forte para a venda de automóveis da Autoeuropa.
Combustíveis, partes de caldeiras para produção de vapor e químicos foram outros produtos exportados para fora da Zona Euro.
O INE destaca a redução na compra de combustíveis a países fora da Europa e aponta uma quebra nas importações totais de bens de consumo (-8,2%), em resultado da queda no consumo interno.