Estrangeiros gastaram 475 milhões até Abril
Os turistas estrangeiros gastaram, em Portugal, 475 milhões de euros entre Janeiro e Abril de 2012, mais 15,7% do que no período homólogo de 2011.
Os dados constam do estudo da Visa Europe “Mediterranean Rim Tourism Monitor”. Os turistas franceses são os que mais contribuíram para este valor, com cerca de 100 milhões de euros gastos em Portugal.
Os visitantes do Luxemburgo gastaram 9,3 milhões de euros.
De Angola e Moçambique, registou-se um aumento considerável no volume de viagens a Portugal. De Angola, chegaram mais 53,2% turistas, que gastaram entre Janeiro e Abril 87,2 milhões de euros. Nos mesmos meses de 2011, este número situou-se em 56,9 milhões.
Os turistas moçambicanos aumentaram 78,2% e foram responsáveis por despesas no valor de 10,3 milhões de euros, quase duplicando os 5,7 milhões gastos no período homólogo de 2011.
Verificou-se “um aumento considerável das despesas de visitantes estrangeiros em Portugal em praticamente todos os sectores, com um incremento particularmente positivo nos serviços de utilidade e seguros”, revela o estudo.
Apenas dois sectores obtiveram números mais baixos, tendo as companhias aéreas registado menos 10,6% em relação a 2011 e a alimentação menos 2,15%.
O estudo da Visa Europe tem por base todos os dados transaccionais transfronteiriços que envolvam a utilização de cartões Visa de débito, crédito e pré-pagos, nos seis países da Bacia Mediterrânica – França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Turquia.