China aumenta excedente comercial em Abril

china-exports-hmed-745aA China aumentou o seu excedente comercial em Abril, recuperando do défice registado em Fevereiro, embora as exportações e as importações da segunda maior economia mundial tenham desacelerado.

As exportações aumentaram 4,9% em relação ao mesmo período de 2011, para 163,25 mil milhões de dólares (126,1 mil milhões de euros), e situam-se abaixo dos 8,9% captados em Março deste ano. As importações aumentaram apenas 0,3% em comparação com Abril do ano passado, para 144,83 mil milhões de dólares (111,9 mil milhões de euros), enquanto em Março somaram 5,3%.

A balança comercial chinesa produziu assim um superavit de 18,4 mil milhões de dólares (14,22 mil milhões) no mês de Abril, valor muito acima dos 5,25 mil milhões de dólares (4,05 mil milhões de euros) registados em Março.

A economia chinesa teve o défice comercial mais negativo dos últimos 10 anos em Fevereiro, quando atingiu 23,97 mil milhões de euros. Em Abril, o comércio externo cai para 2,7%, menos 4,4% do que no mesmo mês de 2011.

Os dados foram divulgados pela Administração Geral das Alfandegas chinesas e apontam para a desaceleração da procura interna e externa na China, no cenário da crise financeira que determinou a retracção na procura dos produtos chinesas pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

As exportações sentiram na passada semana o primeiro sinal da crise, com a diminuição em 2,2% da sua procura em Canton Fair, uma das maiores feiras de comércio do mundo para os produtos chineses.

Esta tendência não afecta apenas a economia chinesa, já que também Taiwan e Coreia do Sul perderam 6,4% e 4,7%, respectivamente, nas suas exportações durante o mês de Abril.

Artigos relacionados
Comentários