Mais do que um café

starbucksEntrar numa loja Starbucks é como mergulhar num planeta de seres com largos sorrisos e vozes amigáveis, onde o trato é genuíno e feito pelo nome do cliente, tudo, claro está, em equilíbrio, desde a música de fundo à decoração acolhedora. O relacionamento com as pessoas é a chave-mestra; Luís Rocha e Mello, responsável pelas operações da Starbucks em Portugal, comprova: «É verdade que as pessoas estão primeiro. A equipa pode fazer com que os clientes tenham um melhor dia, tal como uma premissa.» A Starbucks é um fenómeno mundial, um laboratório de café em que sobressai a genialidade dos pormenores. Insistem em tratar os clientes pelo nome; 99% reage bem, havendo um ou outro caso que estranha. O gerente está periodicamente com os clientes e cronometra cada pulsar da loja: o atendimento deve ser feito, no máximo, em três minutos; as bebidas têm que ter a quantidade certa; a limpeza das mesas tem de ser constante.

(…)

Por Titiana Amorim Barroso

PARA LER O ARTIGO NA INTEGRA CONSULTE A EDIÇÃO IMPRESSA (EXECUTIVE DIGEST Nº42)

Artigos relacionados
Comentários