A tecnologia está a diminuir a lealdade dos clientes?

Asus-rsAs marcas continuam a ter papéis importantes e não devem desaparecer tão cedo. Mas em muitas categorias, o seu valor pode estar em declínio. Saiba porquê.

Texto de Itamar Simonson e Emanuel Rosen

Quando Jonney Shih começou a falar em vender portáteis sob a marca Asus, as outras players no sector dos PC não ficaram muito preocupadas. Shih é presidente da ASUSTeK Computer Inc. (simplesmente conhecida como Asus), uma empresa de Taiwan que era fabricante de notebooks e de consolas de jogos.

Apesar de a Asus ser respeitada entre as empresas do sector, poucos consumidores tinham noção da sua existência. A sabedoria popular indica que é preciso construir uma marca de confiança para que as pessoas abram a carteira, e estabelecer uma marca é notoriamente dispendioso.

Os amigos e colegas de Shih avisaram-no de que não iria longe sem a consciencialização da marca, reconhecimento do nome e publicidade.

Mas em 2013 tornou-se claro que estavam errados. Em 2012, a Asus chegou ao quinto lugar nas vendas mundiais de PC, experimentando um crescimento proeminente numa altura em que as vendas do sector desceram.

No primeiro trimestre de 2013, a Asus chegou à terceira posição na venda de tablets em todo o mundo, de acordo com o IDC.

Leia o texto na íntegra na Edição de Julho da revista Executive Digest

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