Caixa vende HPP a brasileiros por 85,6 milhões

hpp-lus_1A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acordou ontem a venda da HPP Saúde ao grupo brasileiro Amil, por 85,6 milhões de euros.

“A Caixa Seguros e Saúde formalizou hoje a venda de 100% do capital social da HPP – Hospitais Privados de Portugal à Amil, na sequência de um processo competitivo destinado à alienação do perímetro global das unidades hospitalares sob gestão daquela empresa», informou o banco em comunicado à CMVM.

A alienação do negócio hospitalar exclui o parque imobiliário, o que determina que a Amil (Assistência Médica Internacional) fique sujeita ao pagamento de uma renda pela utilização dos imóveis onde operam as unidades hospitalares.

O negócio custará à Amil 85,6 milhões de euros, mas a este valor subtrai-se o montante da dívida da HPP, que deverá rondar 40 milhões de euros. A este valor poderá acrescentar-se 6 milhões de euros “caso sejam atingidos determinados objectivos”, que o comunicado não especifica.

A operação carece da “obtenção das autorizações administrativas usualmente aplicáveis” mas a CGD aponta para um impacto positivo no resultado do grupo.

A HPP Saúde detém, em Portugal, sete unidades hospitalares, das quais fazem parte o Hospital dos Lusíadas, o Hospital da Arrábida e o Hospital de Cascais, gerido em regime de parceria público-privada. A Amil é a maior empresa de saúde do Brasil, com 22 unidades hospitalares em funcionamento e duas em construção.

A venda do negócio de saúde da CGD foi determinada no âmbito do memorando de entendimento da Troika e vis centralizar o grupo – que deverá alienar também o sector dos seguros – no negócio bancário.

Artigos relacionados
Comentários