Alemanha cresce e França estagna

ipad-art-wide-merkel-420x0A economia francesa estagnou no primeiro trimestre deste ano, após um crescimento de 1,7% do PIB em 2011, contra um aumento de 0,5% do PIB alemão.

A Alemanha beneficiou do aumento das suas exportações para países de economias emergentes como a China e a Índia, bem como do aumento do consumo interno acompanhado de uma descida do desemprego. Nos primeiros meses de 2012, a economia mais forte da Europa cresceu quase mais 5 vezes do que o esperado.

Bruxelas prevê um crescimento global de 0,7% para o PIB da Alemanha em 2012, e de 1,7% em 2013.

A economia de França teve um aumento de apenas 0,1% entre Janeiro e Março, divulgou o instituto nacional de estatística do país (INSEE). A procura interna contribuiu com apenas 0,1% para este ligeiro aumento do PIB, um valor abaixo do correspondente aos últimos três meses de 2011, enquanto o consumo se situou nos 0,2% e a criação de capital bruto desceu 0,8%.

A produção de bens e serviços aumentou apenas 0,1%, também abaixo dos valores do final do ano passado. Um aumento das importações foi acompanhado da queda de 0,7% nas exportações.

O Banco de França apontou já que esta tendência de estagnação da economia nacional deverá manter-se no próximo trimestre, apesar da previsão do aumento de 0,7% do PIB para o ano, feita pelo Governo. No entanto, a Comissão Europeia aponta para um crescimento de apenas 0,5% do PIB francês.

Artigos relacionados
Comentários