RTP prevê prejuízos de 10 milhões

ng1468344Até ao final de 2012, a RTP estima prejuízos de 10 milhões de euros e um resultado operacional de 5,2 milhões. Os números são do conselho de administração da estação pública, apresentados no Plano de Actividades e Orçamento para este ano.

Acrescem uma quebra nas receitas comerciais, especialmente na RTP1, e a “redução significativa” da indemnização compensatória em 20 milhões de euros, avançou hoje o Diário Económico.

“Retirando o efeito da mais-valia imobiliária em 2011 (15 milhões do registo da alienação do Lumiar), os proveitos comerciais em 2012 decrescem 12%”, refere o documento. “Este decréscimo é plenamente justificado pela quebra de receitas de publicidade em cerca de 7,8 milhões de euros”, acrescenta.

A RTP seguirá “uma orientação de prudência e contenção” para este ano, em que deverá concretizar-se a venda de um dos seus canais. “O fecho (e consequente alienação) de um dos dois canais televisivos generalistas não retirará relevância à RTP se a empresa […] reformular o seu projecto editorial”. No entanto, constam do plano um desenho das programações para os dois canais.

Para este ano estão ainda previstos gastos de 86 milhões de euros com o pessoal, menos 12 milhões do que em 2011.

Artigos relacionados
Comentários