«O mais importante não são as casas, são as pessoas»

É a primeira marca mundial de franchising imobiliário, com um histórico de mais de 45 anos de operação. Posicionando-se como uma rede global de especialistas locais, a marca Century 21 iniciou actividade no mercado nacional em 2005. Neste momento, a marca conta com mais de 8000 lojas e cerca de 111 mil consultores imobiliários que operam em 80 países, em todos os continentes. Em Portugal, gere uma rede com mais de 120 lojas, suportadas por uma equipa de cerca de 2500 agentes imobiliários, com presença de norte a sul do País.

«O factor de diferenciação estratégico da marca passa por compreender as necessidades de quem precisa de uma casa para viver, ou investir, e usar esse conhecimento para dotar os franqueados e consultores imobiliários de formação, informação e sistemas de operação relevantes para o mercado actual», esclarece em entrevista, Ricardo Sousa, administrador da Century 21 Portugal.

Cerca de 85% das casas que foram colocadas à venda em 2017 demoraram menos de meio ano a serem vendidas, de acordo com as estimativas da Associação Portuguesa dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal. É uma boa altura para empresas como a Century 21?

O mercado imobiliário é cíclico e influenciado por diversos factores macroeconómicos e sociais. Os aspectos fundamentais neste sector são o foco nas necessidades dos consumidores e a capacidade de adaptabilidade às mudanças constantes do mercado. O factor de diferenciação estratégico da marca Century 21 passa por compreender as necessidades de quem precisa de uma casa para viver, ou investir, e usar esse conhecimento para dotar os franqueados e consultores imobiliários de formação, informação e sistemas de operação relevantes para o mercado actual.

Como avalia o mercado de mediação imobiliária?

Portugal apresenta um sector de mediação imobiliária bastante profissional e respeitado. A procura pelos serviços e o número de negócios mediados aumentou nos últimos anos. Contudo, o nível de exigência por parte dos consumidores obriga a uma maior preparação de projectos empresariais nesta área.

A marca assume um dos papéis principais no panorama dos franchisings imobiliários. Qual é a missão?

Criada em 1971, nos EUA, é a maior rede imobiliária do mundo. Em 2018 a marca conta com mais de 8000 lojas e cerca de 111 000 consultores imobiliários que operam em 80 países, em todos os continentes.

Somos a primeira marca mundial de franchising imobiliário, com um histórico de mais de 45 anos de operação, e baseamos a nossa actividade em valores como a integridade, a confiança e a inovação. Posicionamo-nos como uma rede global de especialistas locais, que presta os mais elevados níveis de serviço de mediação imobiliária.

Como é composta a rede nacional?

A Century 21 Portugal iniciou actividade no mercado nacional em 2005. Neste momento, a marca gere uma rede com mais de 120 lojas, suportadas por uma equipa de cerca de 2500 agentes imobiliários, com presença de norte a sul.

Qual é o balanço da actividade da rede imobiliária no País?

No primeiro semestre de 2018, a Century 21 Portugal registou uma facturação de 19,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de 30%, em comparação com os 14,9 milhões de euros alcançados no período homólogo do ano anterior.

O volume de negócios mediado, exclusivamente, na Century 21 Portugal aumentou cerca de 34% para os 462,1 milhões de euros, face aos 373,3 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2017. Já o indicador correspondente ao volume de negócios total em que a rede esteve envolvida – considerando a partilha de transacções com outros operadores – atingiu os 770 223 046€ nos primeiros seis meses do ano, e cresceu quase 180 milhões de euros, em comparação com os 590 260 307 euros registados no semestre homólogo, do ano passado.

Como é que se pode fazer parte da rede de franchising Century 21?

A Century 21 Portugal implementou um processo de expansão proactivo e estruturado, a nível territorial e de selecção de candidatos. Porém, qualquer empreendedor interessado em integrar a rede da marca poderá fazer o seu pedido de informação através do nosso site e com solicitação de uma reunião presencial.

A que se deve o reconhecimento do vosso sistema?

A marca foi a que desenvolveu o primeiro modelo de franchising na mediação imobiliária. Ao longo de mais de quatro décadas, atingiu um extraordinário reconhecimento em termos de imagem de marca e de reputação, pelos valores que representa e resultados obtidos. O factor que mais diferencia esta marca – que opera desde 1974 fora dos EUA e que há muitos anos regista mais lojas e maior volume de negócio, com presença relevante em todos os continentes – é a capacidade constante de inovar e de se adaptar aos diferentes mercados e ciclos económicos.

A Century 21 Portugal posiciona-se como uma das marcas líderes do mercado imobiliário em Portugal. Como têm construído esta marca?

Sobretudo, com base num sólido foco nas pessoas e nas suas necessidades. Para a rede imobiliária Century 21 Portugal, o mais importante não são as casas, são as pessoas, as suas expectativas e as suas motivações, quando procuram habitação. Por isso, a empresa foca-se em compreender, a fundo, a situação atual do mercado imobiliário, através do conhecimento pormenorizado do perfil de quem compra, de quem vende e de quem arrenda. Este posicionamento permite-nos identificar as necessidades e capacidades específicas de cada consumidor, para o ajudar a encontrar a solução de habitação mais adequada, em cada momento da vida.

Qual o posicionamento da marca?

Apresenta um sólido posicionamento no segmento internacional, em mais de 80 países. Contudo, a sua principal actividade centra-se no mercado doméstico residencial e não residencial. O principal motor do sector imobiliário nacional são as famílias portuguesas, por isso, é no segmento médio que a Century 21 Portugal claramente se destaca. Não obstante, a marca tem um posicionamento muito positivo,também, no segmento alto residencial, que integra imóveis até 3 milhões de euros.

Fale-me da nova identidade corporativa da marca.

Pela primeira vez, em 47 anos de existência, a marca Century 21 assumiu uma imagem completamente diferente das anteriores, em todas as geografias onde opera. Estamos bastante entusiasmados. Com este rebranding, a empresa assume uma nova imagem mas também um novo compromisso: desafiar a medianidade e proporcionar aos consumidores experiências extraordinárias. A marca acompanha a evolução contínua do mercado e antecipa os novos caminhos a percorrer, para se diferenciar, inovar e melhorar. Por isso, 2019 vai ser um ano muito forte, com a continuidade do projecto de implementação da nova imagem.

Qual é o foco?

É uma marca centrada nas pessoas, quer nos consumidores, quer nos seus colaboradores. O nosso desafio é garantir que a marca e as suas equipas aportam valor acrescentado e relevância ao mercado.

Como é composto o universo?

A rede em Portugal integra cerca de 3 mil elementos, dos quais 54% são mulheres, 86% licenciados ou com formação superior e com uma idade média de 41 anos.

Prevê recrutar?

Estimamos abrir cerca de 1200 vagas para suportar os planos de expansão da rede, a nível nacional.

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