51 ideias para uma estratégia vencedora
Tom Peters tinha prometido nunca mais escrever um livro… Não cumpriu a promessa e a Executive Digest apresenta um excerto do livro «As Pequenas Grandes Coisas».
Normalmente, pensamos na estratégia empresarial como uma espécie de declaração de posicionamento no mercado a que aspiramos: “Temos por objectivo ser a principal consultora de gestão ao serviço de empresas de tecnologia de média dimensão no Sudoeste.” Ou algo do género. Não tenho dúvidas que em parte seja isso. Mas acredito que a “força estratégica” número 1 de qualquer organização empresarial é… “a superioridade interna”. Isto é, a superioridade em matéria de recrutamento de talento e desenvolvimento, execução, relacionamentos brilhantes (ou seja, com toda a gente com quem contactamos) e no desejo universal de “buscar incessantemente… a Excelência… em tudo o que fazemos”. Assim sendo, ofereço modestamente os seguintes 51 “conselhos banais” – “lembranças do óbvio” (por oposição à “esperteza” de marketing, “às sorrateiras manobras ‘estratégicas'” ou aos truques financeiros) para criar uma “estratégia” “vencedora” que seja intrinsecamente sustentável. Alguns estavam incluídos em artigos anteriores. O objectivo aqui é fornecer um conjunto abrangente, tão sucinto quanto possível.
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