Accenture Digital Business: Accenture revela

accentA combinação entre a intensa globalização, a turbulência da economia mundial e a crescente utilização das novas tecnologias da informação está a conduzir as empresas e os Governos a procurarem novos modelos de negócio, que permitam responder à crescente necessidade de eficiência, competitividade, agilidade e crescimento. Esta é uma das principais conclusões do estudo Accenture “From Global Connection to Global Orchestration: Future Business Models For High Performance Where Technology and the Multi-polar World Meet”.

Baseado num inquérito efectuado a mais de 400 líderes empresariais a nível global, e numa análise aos desenvolvimentos empresariais e tecnológicos, como é o caso do cloud computing, o documento revela ainda que as comunicações móveis e das tecnologias de colaboração irão permitir às organizações meios de se tornarem mais eficientes, numa economia cada vez mais exigente e de enorme competitividade.

No actual panorama económico, os mercados emergentes têm demonstrado enorme resistência às adversidades, mostrando-se, muitas vezes, melhor preparados que os mercados mais “maduros”. Este fenómeno deve-se a um crescimento local sólido, a estruturas de custos altamente competitivas e à capacidade de servir os clientes a preços baixos que possuem os mercados emergentes. Globalmente, 88% dos executivos entrevistados afirmaram que as suas empresas não efectuaram os esforços suficientes para desenvolverem respostas estratégicas eficazes em relação ao novo cenário empresarial.

Quando questionados acerca dos factores de maior impacto sobre os negócios, nos próximos cinco anos, os executivos referiram o crescimento, quer em dimensão, quer em alcance, dos novos players nos mercados emergentes (41%), seguido pelo aumento nos desenvolvimentos das TIs (35%) e o menor crescimento económico nos mercados desenvolvidos (27%).

Os inquiridos afirmaram ainda que os desafios mais relevantes originados pela evolução das tecnologias da informação irão passar pela gestão das redes de fornecedores complexas, parceiros comerciais e clientes (37%), pela necessidade de protecção de informação e dados confidenciais da empresa (28%) e pela concorrência pelos colaboradores mais qualificados a nível tecnológico e analítico (27%).

O estudo, intitulado “From Global Connection to Global Orchestration: Future Business Models For High Performance Where Technology and the Multi-polar World Meet “, considera que, na sequência da recessão económica, a criação de valor para as empresas passará pela associação do uso efectivo das novas tecnologias e de novas estratégias para enfrentar a dinâmica da globalização.

Os líderes empresariais que participaram neste estudo da Accenture destacam o crescimento dos novos players provenientes de mercados emergentes e o desenvolvimento das novas tecnologias da informação como os dois factores com impacto mais significativo sobre o seu negócio nos próximos cinco anos.

“Estes dois factores estão a acelerar a necessidade das empresas em dominar cinco dimensões competitivas e interdependentes nos negócios: os novos consumidores, o talento, a inovação, o capital e recursos”, disse Mark Foster, responsável mundial da Accenture para a área de Management Consulting. “O nosso estudo demonstra que as organizações com um alto desempenho, pertencentes tanto a mercados desenvolvidos como a mercados emergentes, procuram alavancar as tecnologias da informação de forma a garantir alguma flexibilidade na adaptação dos modelos de negócio e manter a sua posição de liderança face à concorrência.”

Artigos relacionados
Comentários