Terceira Tech Island já captou investimento de seis empresas
A funcionar desde o início do ano, o Terceira Tech Island já conseguiu captar a atenção e o investimento de seis empresas, que escolheram a ilha açoriana para se instalar e criar postos de trabalho.
O cluster tecnológico lançado pelo Governo Regional dos Açores, tendo em vista o desenvolvimento económico do arquipélago, está também em contacto com outras 10 empresas tecnológicas nacionais e internacionais, segundo é indicado em comunicado. O objectivo é que instalem na Terceira os seus centros operacionais.
De acordo com Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, são três os aspectos que garantem o sucesso do projecto. Um deles é o desenvolvimento de competências locais de modo a assegurar o capital humano necessário à atracção de empresas: até ao momento, já foram formados mais de 40 programadores; o curso a ter início em Setembro colocará à disposição das empresas mais 40. Até ao final do próximo ano, o plano é atingir o marco dos 200 programadores formados na região.
O segundo aspecto apontado por Sérgio Ávila tem por base a criação de condições competitivas para a instalação das empresas, como é o caso da disponibilização de 300 moradias em frente ao mar.
Por fim, Sérgio Ávila destaca a possibilidade de as empresas se candidatarem a programas de investimento da União Europeia, cujos incentivos podem chegar aos 60% a fundo perdido.