Tecnológicas são principais concorrentes das seguradoras
Em Portugal, 60% dos CEOs acredita que uma empresa tecnológica poderá entrar no seu sector. Esta foi a base para o debate promovido pela Michael Page em torno do impacto dos principais gigantes tecnológicos na indústria dos seguros.
Nuno Oliveira Matos, head of Actuarial Services na PWC Portugal e um dos intervenientes no evento, acredita mesmo que «os grandes concorrentes do sector dos seguros virão não de congéneres mas de gigantes tecnológicos”. Google, Apple, Facebook e Amazon (GAFA) constituem o principal perigo à espreita.
O mesmo responsável considera que as seguradoras têm de se preparar para competir com estas empresas, até porque «os GAFA não melhoram a vida dos clientes. Alteram-na!».
Destaque ainda para a intervenção de José Pedro Inácio, administrador da Advancecare, que vê as tecnológicas como uma oportunidade: «Não têm que ser uma ameaça, mas antes uma oportunidade. No Reino Unido, as seguradoras são o principal cliente da Google porque são os principais anunciantes. A ideia aqui é pensar como é que aproveitamos esta realidade para ganhar uma vantagem competitiva sobre a nossa concorrência.»