Startup portuguesa vence hackathon da Google
A Findster é a grande vencedora da maratona de programação Google I/O 2018. O evento, também conhecido como hackathon, contou com a participação de 26 empresas de vários pontos da Europa, mas foi a startup portuguesa que conquistou o primeiro lugar.
A equipa da Findster, composta por Paulo Fonseca e Eduardo Carvalho, desenvolveu uma Accelerated Mobile Page (AMP), ou seja, uma página de internet optimizada para um carregamento simplificado e mais rápido através de dispositivos móveis. O projecto conquistou os votos dos restantes programadores participantes e da Mobile Transformation Team da Google.
No evento, que decorreu em Dublin, na Irlanda, a Findster era a única representante portuguesa, segundo indica em comunicado.
«A vitória nesta maratona de programação promovida pela Google é uma prova da excelência tecnológica da Findster. O futuro do e-commerce é mobile e uma página mobile lenta é o suficiente para um cliente abandonar a página antes sequer de ela carregar. Com o conhecimento adquirido nesta competição, implementámos também nós a tecnologia AMP na nossa página», conta André Carvalheira, managing director da Findster.
Recorde-se que a Findster é uma startup dedicada ao desenvolvimento de um sistema de localização de animais de estimação, que permite comunicação em tempo real e não exige pagamento de mensalidades.