Portugal tem a 33.ª economia mais competitiva do mundo

Portugal subiu seis posições na edição deste ano do IMD World Competitiveness Ranking, alcançando o 33.º lugar e ultrapassando países como a Rússia, Turquia, Brasil, Polónia e Espanha. A lista é composta por 63 países de todo o mundo.

A escalada de Portugal no top é justificada com o crescimento da actividade económica e com a melhoria da percepção relativamente à eficiência institucional, nomeadamente transparência governamental. Ao todo, são cinco os factores-chave que mais peso têm na atractividade do País: competitividade dos custos, mão-de-obra qualificada, qualidade das infraestruturas, mentalidade aberta/atitude positiva e elevado nível de educação.

De acordo com a Porto Business School, que colabora com o IMD World Competitiveness Ranking no mercado nacional, Portugal é uma das apenas três economias da Europa Ocidental a subir na tabela. França e Itália também subiram três e duas posições, respectivamente.

Ainda assim, há pontos a melhorar. O mesmo relatório indica que é necessário reduzir o défice público de forma estrutural de modo a reduzir também a dívida pública e adquirir um excedente permanente. Além disso, é preciso assegurar a estabilidade do sistema bancário e mercado de capitais, acordar uma política de educação orientada para o ensino das STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), interromper/congelar as reformas previstas para o mercado de trabalho e reduzir a burocracia, melhorando a eficiência do sistemas judicial.

Em termos gerais, o IMD World Competitiveness Ranking conta com os EUA no primeiro lugar, logo seguido por Hong Kong, Singapura, Holanda e Suíça. Apenas Singapura ocupa o mesmo lugar do ano passado.

Artigos relacionados
Comentários