Os 10 mais criativos no mundo dos negócios

Todos os anos, a Fast Company elabora o ranking. Há gestores, criativos, designers ou, mesmo, activistas. A Executive Digest partilha o Top 10. Alguns há com notoriedade em Portugal. Outros que vale a pena observar e acompanhar:

Jaclyn Corin, Emma González, David Hogg, Cameron Kasky e Alex Wind – co-fundadores da March For Our Lives

Cameron Kasky relembra a estranha compreensão que atingiu os miúdos agrupados numa sala da Marjory Stoneman Douglas High School onde ele e o irmão mais novo se esconderam de um antigo aluno de 19 anos armado com uma AR-15. Ao fim de tantos anos de simulações, estava realmente a acontecer. Desde esse dia de Fevereiro, Cameron Kasky e os colegas de turma dedicaram-se a impedi-lo de acontecer a outras pessoas;

Franz von Holzhausen – Chief Designer na Tesla

Quando Franz von Holzhausen se juntou à Tesla em 2008, a startup de carros eléctricos tinha tão pouca experiência no design de veículos que teve de subcontratar a maior parte do trabalho do seu Roadster original à fabricante de automóveis desportivos Lotus. Actualmente, a sua crescente linha de produtos reflecte o minimalismo cheio de estilo de Franz von Holzhausen, um veterano da GM, Mazda e Volkswagen. Para o Model 3, lançado em 2017 com um preço inicial de 30 mil euros, o designer ajudou a descobrir como baixar o preço;

Caryn Seidman Becker – CEO e chairman da Clear

«Gosto de uma boa reviravolta», declara Caryn Seidman Becker, antiga gestora que conseguiu livrar da falência a empresa de identidade biométrica Clear, em 2010. Na altura, o enfoque da Clear nos viajantes apressados que queriam passar nas linhas de segurança parecia limitador, principalmente tendo em conta o programa PreCheck da TSA;

Pam El – vice-presidente executiva e Chief Marketing Officer da NBA

Algumas grandes associações desportivas mandam retirar imagens assim que os fãs as colocam nas redes sociais, mas a NBA não se queixa. Muito antes pelo contrário! Enquanto as outras vêm nisso uma violação dos direitos de transmissão, a NBA entende-o como uma oportunidade. «Temos de confiar nos fãs», declara Pam El, chief marketing officer. Desde que chegou à NBA, há cerca de quatro anos, Pam El procurou desde logo começar a envolver os espectadores em todas as plataformas;

Vishal Shah – director de Produto no Instagram Business

Nos dois anos desde que Vishal Shah lançou o Instagram Business, conjunto de ferramentas gratuito que permite às empresas usar a plataforma social como montra, inscreveram-se 25 milhões de negócios – metade dos quais nem sequer tem um website na aplicação. Isso significa que o Instagram é o seu ponto principal de publicidade e interacção com os clientes, explica Vishal Shah;

Anthony Tan – co-fundador e CEO da Grab

No último ano, a empresa de boleias do sudeste asiático Grab chegou aos 90 milhões de downloads e a 196 cidades, recebeu mais de 1,7 mil milhões de euros em investimentos e até avançou para a aquisição do negócio da Uber na região.

Leia este artigo na íntegra na edição de Julho de 2018 da Executive Digest.

Artigos relacionados
Comentários