Novos ecossistemas podem salvar empresas

Novos ecossistemas que envolvam a partilha de dados, clientes, tecnologia e conhecimento entre empresas parecem ser peças fundamentais para a estratégia dos executivos: 84% concorda que é necessário criar este tipo de ambiente de modo a aumentar a agilidade competitiva das organizações. A conclusão é de um estudo da Accenture Strategy, que também aponta para o facto de que apenas um quarto dos líderes empresariais, a nível global, estar confiante no cumprimento dos objectivos de crescimento para 2020.

Há também quem admita estar preocupado com o elevado risco de disrupção das actuais estratégia de crescimento (56%), levando a crer que a criação de novos ecossistemas poderá mesmo ser a solução. O estudo revela ainda que as organizações dos sectores das telecomunicações, banca e utilities são as que têm mais capacidades para capitalizar oportunidades de ecossistemas.

«No actual mercado competitivo, as empresas já não conseguem criar um crescimento sustentável sozinhas», afirma Pedro Galhardas, managing director da Accenture Strategy em Portugal, acrescentando que «é necessária a ajuda de parceiros e constituir ecossistemas de forma a inovar e criar novas propostas, expandir a sua base de clientes e entrar em novos mercados».

O mesmo responsável adianta que «a mais-valia dos ecossistemas é que nenhuma empresa possui ou opera todas as componentes de uma solução, gerando muito mais valor em conjunto do que cada player a nível individual, sendo o risco distribuído de igual forma».

Artigos relacionados
Comentários