Maioria dos portugueses prefere cartão a dinheiro
As preferências dos consumidores portugueses no que a pagamentos diz respeito estão a mudar: 68% prefere utilizar o cartão em vez de dinheiro físico e 64% já o utiliza para as compras do dia-a-dia. A conclusão é de um estudo da Visa, realizado a nível nacional pela Advanced Consultancy.
O mesmo estudo indica que das pessoas que utilizam o cartão para pagamentos do quotidiano, 51% recorre a débito e 13% a crédito. Além disso, 58% dos inquiridos afirma serem portadores de uma menor quantia de dinheiro na carteira (média diária de 21 euros) e 91% admite não sair de casa sem os seus cartões. A utilização de dinheiro físico está geralmente associada a valores abaixo dos 10 euros, revela o estudo.
Quanto aos pagamentos contactless, 29% dos portugueses afirma já recorrer a esta tecnologia para pagar as suas compras. A rapidez e a conveniência são os pontos fortes apontados. Paula Antunes da Costa, country manager da Visa para o mercado português, considera que os cartões contactless vão «permitir absorver uma parte significativa das transacções que ainda são feitas em dinheiro em Portugal».