Insolvências de empresas vão aumentar 50%

empresas-1268147702construocivilAs insolvências de empresas portuguesas vão subir 50% em 2012, prevê a Euler Hermes,

A empresa especializada em seguros de crédito aponta para um aumento de 50% das insolvências de empresas em Portugal, contra um crescimento de 4% a nível mundial.

Portugal já teve um aumento de 19% em 2011 e a Europa é a principal responsável pelos números mundiais.

O estudo da empresa refere ainda que os países mediterrâneos vão ter um acréscimo de 20% desta variável, enquanto o continente americano deverá escapar à tendência geral, registando 9% menos de insolvências em 2012. Na Grécia, este aumento será de 30% e, em Espanha, de 20%.

A Euler Hermes avaliou o equivalente a 86% do PIB do mundo e concluiu que a desaceleração da economia mundial e as medidas orçamentais e monetárias tomadas não apontam para melhorias no curto prazo no que respeita à falência das empresas.

Nos primeiros seis meses do ano, 3 183 empresas abriram falência em Portugal, numa média de mais de 500 por mês, afectando particularmente os sectores da construção, indústrias transformadoras e retalho.

A Euler Hermes alerta para o hiato temporal entre a decisão política económica e o impacto na economia real e reforça a necessidade de novos incentivos à economia para contrariar o aumento das insolvências das empresas.

Artigos relacionados
Comentários