Indústria do luxo vai crescer entre 2 e 4%
O mercado global de luxo deverá crescer entre 2 e 4% este ano, de acordo com a previsão da consultora Bain. O valor total alcançado situar-se-á, por isso, no intervalo de 254 a 259 mil milhões de euros, evidenciando um aumento da confiança dos consumidores, especialmente nos mercados europeu e chinês. Na Europa, o mercado do luxo deverá crescer entre 7 e 9%.
Claudia D’Arpizio, partner da Bain e autora do estudo, descreve a evolução positiva da indústria como saudável e sólida, lembrando a melhoria do desempenho verificada já no ano passado. Citada pelo Financial Times, a responsável considera que o luxo está menos dependente dos fluxos de turistas.
Em 2020, as vendas deste mercado deverão atingir os 290 mil milhões de euros, avança a Bain. Para tal contribuirá a aposta no digital: «As marcas precisam de ser obcecadas com os clientes e orientadas para a Geração Millennial», afirma Federica Levato, co-autora do mesmo estudo. Isto significa que o processo de compra já não se resume a entrar numa loja e comprar um artigo. Agora, envolve múltiplos pontos de contacto, em que as plataformas digitais têm um papel a desempenhar.