Finlandesa Marimekko chega às massas através da Uniqlo

Por Aileen Kwun, colaboradora da Fast Company

Para se distinguir das outras retalhistas de moda, a marca japonesa Uniqlo está a colabroar com nomes icónicos como Eames Office e Marimekko.

Publicamente preferida por nomes como Jackie Kennedy, Jane Jacobs e Georgia O’Keefe após ter sido lançada em 1951, a marca finlandesa de moda e lifestyle Marimekko rapidamente criou uma base de fãs entre as mulheres progressivas e intelectuais pelas suas silhuetas soltas e paletes de cores vivas. Agora, quase 70 anos depois, mostrou o seu legado numa nova colecção cápsula com a Uniqlo, lançada recentemente.

A colecção feminina de nove itens inclui tops, ténis, vestidos, malas em padrões vibrantes criadas pela designer têxtil Maija Louekari, marcando a mais recente fase da marca finlandesa – um design de meados do século, com uma estética distintivamente incisiva, padrões gráficos e uma estética em camadas e serigrafia – levando os seus produtos a um mercado americano em massa.

«As colaborações e parcerias com marcas têm feito parte da nossa filosofia desde o início e, diria eu, em especial nos últimos 10 anos», afirma Tiina Alahuhta-Kasko, CEO da Marimekko. Desde 2008 que a empresa se juntou a marcas como H&M, Target e até Clinique, com a qual acabou de lançar uma série de batons com embalagem Marimekko para a Primavera.

Embora a Uniqlo seja uma subsidiária da empresa japonesa de retalho Fast Retailing Co., a marca de vestuário exalta as virtudes do lento, e identifica-se em vez disso como “moda casual”. Como Yuki Katsuta, global head de Design na Uniqlo, atesta, «a Uniqlo não é uma marca de moda rápida. Não andamos atrás de tendências e somos meticulosos no nosso processo de design e na qualidade dos materiais que usamos. O nosso vestuário não é feito para durar apenas uma temporada ou duas e depois ser descartado. Pode ser usado durante cinco, até 10, anos, tornando a sua essência sustentável.»

Para uma empresa que tem sido sincera sobre a sua ambição de se tornar a maior retalhista global de vestuário, ir buscar ícones de design de meados do século parece fazer parte de uma estratégia que transmite lentidão e longevidade, mesmo que as colecções só estejam disponíveis durante alguns meses. No ano passado, a Uniqlo já tinha tido uma colaboração semelhante com a Eames Office.

«Estas peças não eram vistosas. Eram simples e frugais, mas também de qualidade muito alta, feitas de materiais excelentes e com um design ponderado. Estes valores manifestados nos meados do século são sinónimos da Uniqlo e do vestuário que oferecemos», acrescenta Yuki Katsuta. «O nosso vestuário também mostra qualidade, funcionalidade e atenção ao pormenor, tornando colaborações desta era algo natural para a nossa marca.»

Com o preço a rondar os 12 euros, os clientes podem ter o estilo e toque de peças Marimekko por uma fracção do preço – e com a credibilidade de uma colaboração autêntica. Apesar de as peças da Uniqlo não terem grandes probabilidades de se tornarem uma relíquia de família, como as originais, para os fãs do vestuário vistoso e incisivo da marca finlandesa o preço é indubitavelmente atractivo. «Através desta colaboração, queremos melhorar a vida das pessoas ao colocarmos arte no seu dia-a-dia», explica Yuki Katsuta. «Acredito que o design da Marimekko é realmente uma obra de arte. Acreditamos que os desenhos belos e intemporais da Marimekko podem oferecer muita alegria, energia e luminosidade à vida das pessoas.»

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