Exportações do Norte desaceleram 8% no 2º trimestre

exportacoes-2fdsc058971O crescimento das exportações da região Norte do País desacelerou 8% entre Abril e Junho, em comparação com um aumento homólogo de 10,3%.

Os dados do segundo trimestre do ano foram divulgados no boletim Norte Conjuntura, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). “As exportações de mercadorias da região Norte continuaram, no segundo trimestre de 2012, a observar uma desaceleração do respectivo crescimento, motivada pelo comércio intra-União Europeia”, pode ler-se no documento.

O comércio com os mercados europeus aumentou 4,1%. Para fora da Europa, as empresas do Norte enviaram mais 25,8% da produção em comparação com o segundo trimestre de 2011.

“Vale a pena destacar que, sem o contributo do grupo de produtos onde se incluem os metais preciosos e suas obras (cujas exportações têm sido impulsionadas sobretudo pela exportação de ouro), a estimativa do crescimento das exportações da região do Norte no segundo trimestre em termos homólogos seria mais modesta, ficando-se por cerca de 5,9%”, acrescenta a comissão.

As importações de mercadorias para a região caíram 7,2% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, uma diferença “sentida sobretudo nas importações de material de transporte, de outros bens de capital e de fornecimentos industriais”.

Artigos relacionados
Comentários