Confiança dos portugueses acima da média europeia
No terceiro trimestre deste ano, os portugueses registaram 92 pontos de confiança, ultrapassando a média europeia em cinco pontos. Segundo a Nielsen, o Índice de Confiança dos consumidores portugueses tem vindo a registar subidas positivas consecutivas, sendo que o salto mais recente é de sete pontos.
«Na metodologia deste relatório, os níveis de confiança do consumidor acima e abaixo de 100 indicam graus de otimismo e pessimismo, respetivamente, sendo que uma alteração de sete pontos como a que verificámos é realmente significativa», indica Ana Paula Barbosa, Retailer Vertical director da Nielsen.
A responsável explica ainda que os níveis são calculados com base nas perspectivas laborais e financeiras do consumidor, bem como a sua disponibilidade para comprar aquilo que quer ou de que necessita.
«Ou seja, os portugueses, historicamente pessimistas, estão a tornar-se cada vez mais optimistas em resultado da sua situação pessoal, levando naturalmente a uma valorização e um crescimento do consumo muito acima da média, que é também verificado em todos os indicadores da Nielsen, como é o caso do relatório Growth Reporter», conclui Ana Paula Barbosa.
O mesmo relatório revela que as vendas de Bens de Grande Consumo apresentaram um crescimento de 0,6% em volume e um efeito-preço de 2,2%, totalizando um aumento em valor de 2,8%.