Chronopost usa bicicletas eléctricas para distribuir encomendas
Lisboa é apenas a terceira cidade a receber uma das mais recentes novidades da Chronopost: depois de Toulouse e Nuremberga, é a vez de a capital portuguesa dar as boas-vindas às encomendas distribuídas com a ajuda de bicicletas eléctricas.
Apelidadas de Cargo Bikes, estas bicicletas permitem entregar encomendas de uma forma mais sustentável, ainda que somente nos centros urbanos. A caixa que as acompanha tem 0,25 metros quadrados, pelo que o número de objectos que transporta dependerá sempre da sua dimensão.
Em comunicado, a Chronopost esclarece que o projecto-piloto já arrancou em Fevereiro, na zona do Parque das Nações, com duas bicicletas. Nos primeiros 10 dias, funcionaram apenas na parte da manhã, o suficiente para distribuir 187 volumes num total de 142 visitas.
«As bicicletas de transporte são, hoje, uma alternativa real aos veículos de entrega convencionais, especialmente em centros urbanos onde a mobilidade está cada vez mais condicionada», explica David Pinhol, responsável da Chronopost pela área de Urban Logistics.
«No caso concreto do projecto-piloto em Lisboa, devido às características geográficas da nossa cidade, os condutores tiveram um desafio adicional na locomoção, nomeadamente nas subidas e descidas de passeios. Contudo, o balanço dos testes é bastante positivo», garante. O objectivo da empresa é alargar o serviço a mais cidades portuguesas.