China abre portas a carne portuguesa
Os suinicultores portugueses têm um novo mercado à vista. As autoridades chinesas estão dispostas a abrir as portas de um dos maiores países do mundo e a permitir que a carne portuguesa chegue aos consumidores asiáticos.
De acordo com o Jornal Económico, a novidade poderá, logo no primeiro ano, absorver cerca de 200 milhões de euros da produção nacional do sector. O valor é avançado à publicação por Vítor Menino, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).
O mesmo responsável indica à TSF que o objectivo é exportar 30% da produção portuguesa de porcos para a China, em 2019. Quanto ao início da operação, a data expectável corresponde ao último trimestre deste ano.
Numa fase inicial, está previsto enviar 12 mil porcos por semana para a China, o equivalente a perto de mil toneladas de carne. No próximo ano, este número deverá aumentar para um milhão de porcos, ou seja, 80 mil toneladas.
A TSF avança, ainda, que as autoridades chinesas já estão a inspeccionar os matadouros portugueses, fiscalizando nomeadamente as condições de abate dos porcos.