Associação Têxtil vai debater economia digital
A próxima edição do Fórum da Indústria Têxtil terá como mote a economia digital. Organizado pela Associação Têxtil de Portugal (ATP), o evento visa debater a forma como as transformações tecnológicas podem levar a um clima de mais competitividade, mais valor e melhor indústria.
O fórum terá lugar no Auditório do CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, no dia 4 de Julho. Ao todo, estão previstos três painéis e uma sessão de conclusões/comentários a cargo do economista Daniel Bessa.
No que diz respeito aos painéis, destaque para o debate com a participação de nomes como João Vasconcelos (Clearwater), Ana Roncha (London College of Fashion), Nuno Frazão (Isobar), Miguel Pedrosa Rodrigues (Pedrosa & Rodrigues) e Miguel Tolentino (Berg Outdoor). Paulo Melo, presidente do fórum e da ATP fechará o evento com um discurso sobre o estado do sector.
De acordo com Paulo Vaz, também da ATP, os últimos anos têm sido positivos mas é preciso ter consciência de que mesmo os ciclos económicos favoráveis não são eternos.
«O mundo está perante uma importante alteração de paradigma, tão importante ou mais do que foi a globalização no final do século passado, com a desregulamentação, liberalização das trocas, avanços tecnológicos nas comunicações e embaratecimento dos transportes. O próximo choque, que já está em formação acelerada, passa pelo digital e pela sua influência, positiva ou negativa, nos negócios convencionais que conhecemos, sejam eles dirigidos ao cliente final (B2C) ou entre empresas (B2B). Seremos digitais ou não seremos», indica Paulo Vaz.